Tecnologia

Apple suspende programa que avalia gravações feitas por usuários através da Siri

Programa poderia colocar em risco informações particulares de seus clientes

A Apple revelou na última semana de julho/19 que contrata prestadores de serviços para ouvir gravações da assistente virtual Siri. O fato foi veiculado em uma reportagem feita pelo The Guardian, ressaltando que é possível ouvir detalhes particulares dos usuários.

O ponto principal da reportagem, de acordo com um dos empregados que trabalhou para o veículo, é que ativações acidentais da Siri podem também ser gravadas e enviadas para os prestadores de serviço. Assim, eles poderiam ouvir informações pessoais dos clientes, que foram transmitidas sem essa intenção.

De acordo com a reportagem, as gravações são guardadas e enviadas para a prestadora de serviços com o objetivo de estudar e analisar os padrões de falas das pessoas. Dessa forma, seria possível melhorar a capacidade de escuta e de interpretação da Siri.

Siri é a assistente virtual da Apple (Foto: Banco de Imagens/Google)

“Já houve inúmeros casos de gravações com discussões privadas entre médicos e pacientes, acordos de negócios, acordos aparentemente criminosos, encontros sexuais e por aí vai”, disse o informante. “Estas gravações são acompanhadas por dados de usuário mostrando local, detalhes de contato, e dados de aplicativo.”

A fonte também falou que a companhia terceirizada não orienta que seus funcionários mantenham a privacidade dos usuários da Apple, o que poderia gerar consequências ruins. “Se houver alguém com intenções nefastas, não seria difícil identificá-las”, disse a fonte.

Ao site The Verge, a Apple comunicou que está suspendendo temporariamente o processo de avaliação da Siri. “Estamos comprometidos em trazer uma ótima experiência com Siri enquanto protegemos a privacidade de usuários”, diz o comunicado.

“Enquanto conduzimos uma análise aprofundada, estamos suspendendo globalmente a avaliação da Siri. Adicionalmente, como parte de um update de software futuro, usuários terão a habilidade de escolher se participam ou não da avaliação”, disse a empresa.

A Amazon e o Google também possuem programas de avaliação via assistente virtual que analisam gravações de seus usuários. A diferença é que os consumidores escolhem se querem ou não participar do processo.

Breno Silva – 7° período

0 comentário em “Apple suspende programa que avalia gravações feitas por usuários através da Siri

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s