A Apple revelou na última semana de julho/19 que contrata prestadores de serviços para ouvir gravações da assistente virtual Siri. O fato foi veiculado em uma reportagem feita pelo The Guardian, ressaltando que é possível ouvir detalhes particulares dos usuários.
O ponto principal da reportagem, de acordo com um dos empregados que trabalhou para o veículo, é que ativações acidentais da Siri podem também ser gravadas e enviadas para os prestadores de serviço. Assim, eles poderiam ouvir informações pessoais dos clientes, que foram transmitidas sem essa intenção.
De acordo com a reportagem, as gravações são guardadas e enviadas para a prestadora de serviços com o objetivo de estudar e analisar os padrões de falas das pessoas. Dessa forma, seria possível melhorar a capacidade de escuta e de interpretação da Siri.

“Já houve inúmeros casos de gravações com discussões privadas entre médicos e pacientes, acordos de negócios, acordos aparentemente criminosos, encontros sexuais e por aí vai”, disse o informante. “Estas gravações são acompanhadas por dados de usuário mostrando local, detalhes de contato, e dados de aplicativo.”
A fonte também falou que a companhia terceirizada não orienta que seus funcionários mantenham a privacidade dos usuários da Apple, o que poderia gerar consequências ruins. “Se houver alguém com intenções nefastas, não seria difícil identificá-las”, disse a fonte.
Ao site The Verge, a Apple comunicou que está suspendendo temporariamente o processo de avaliação da Siri. “Estamos comprometidos em trazer uma ótima experiência com Siri enquanto protegemos a privacidade de usuários”, diz o comunicado.
“Enquanto conduzimos uma análise aprofundada, estamos suspendendo globalmente a avaliação da Siri. Adicionalmente, como parte de um update de software futuro, usuários terão a habilidade de escolher se participam ou não da avaliação”, disse a empresa.
A Amazon e o Google também possuem programas de avaliação via assistente virtual que analisam gravações de seus usuários. A diferença é que os consumidores escolhem se querem ou não participar do processo.
Breno Silva – 7° período

0 comentário em “Apple suspende programa que avalia gravações feitas por usuários através da Siri”