Economia

Adiamento do reajuste no preço do diesel causa forte queda das ações da Petrobras na Bolsa

Presidente Jair Bolsonaro impediu a Petrobras de reajustar 5,7% do valor do combustível

Presidente Jair Bolsonaro impediu a Petrobras de reajustar 5,7% do valor do combustível

Nesta sexta-feira (12) o principal índice de ações da bolsa paulista,  a B3, opera em queda após o governo decidir adiar o reajuste do preço do diesel.  O recuo na decisão da Petrobras ocorreu após uma determinação do presidente. De acordo com a Folha, Bolsonaro ligou para o presidente da companhia a fim de saber as explicações sobre a proposta do reajuste e pedir que voltasse na decisão.

Desde o início do dia, as ações da empresa operaram em queda devido a tensão do mercado pelo futuro da política de preços da estatal e pela circulação de notícias de que o presidente já teria entrado em contato com a Petrobras para tratar da questão do reajuste. Após a confirmação da conversa entre Bolsonaro e Roberto Castello Branco, o presidente da companhia, o quadro piorou ainda mais no inicio dessa tarde pois o mercado enxergou isso como uma intervenção governamental.

antcrz_abr_11041914277
Presidente Jair Bolsonaro impediu o reajuste da estatal no preço do combutível. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

O peso que recaiu sobre a decisão do presidente interferir no preço do diesel  foi devido ao fato do Gabinete de Segurança Institucional (GBI) ter informações sobre a possibilidade de uma nova paralisação dos caminhoneiros aumentar caso a estatal mantivesse a alta do combustível. Caso essa situação ocorresse, Bolsonaro enfrentaria mais uma crise que poderia intensificar a queda da sua popularidade nesses três primeiros meses de governo.

Vale ressaltar que essa medida tomada é contrária à política econômica liberal defendida por Paulo Guedes – que está em Washington, nos EUA, para uma reunião do Fundo Monetário Internacional. A atitude do presidente foi vista no Palácio do Planalto como pontual e auxiliares afirmam que a equipe de Bolsonaro está estudando medidas para conter uma possível greve dos caminhoneiros.

Ana Carolina Aguiar – 6° Período

0 comentário em “Adiamento do reajuste no preço do diesel causa forte queda das ações da Petrobras na Bolsa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s