Adiamento do reajuste no preço do diesel causa forte queda das ações da Petrobras na Bolsa

Presidente Jair Bolsonaro impediu a Petrobras de reajustar 5,7% do valor do combustível

Nesta sexta-feira (12) o principal índice de ações da bolsa paulista,  a B3, opera em queda após o governo decidir adiar o reajuste do preço do diesel.  O recuo na decisão da Petrobras ocorreu após uma determinação do presidente. De acordo com a Folha, Bolsonaro ligou para o presidente da companhia a fim de saber as explicações sobre a proposta do reajuste e pedir que voltasse na decisão.

Desde o início do dia, as ações da empresa operaram em queda devido a tensão do mercado pelo futuro da política de preços da estatal e pela circulação de notícias de que o presidente já teria entrado em contato com a Petrobras para tratar da questão do reajuste. Após a confirmação da conversa entre Bolsonaro e Roberto Castello Branco, o presidente da companhia, o quadro piorou ainda mais no inicio dessa tarde pois o mercado enxergou isso como uma intervenção governamental.

antcrz_abr_11041914277

Presidente Jair Bolsonaro impediu o reajuste da estatal no preço do combutível. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

O peso que recaiu sobre a decisão do presidente interferir no preço do diesel  foi devido ao fato do Gabinete de Segurança Institucional (GBI) ter informações sobre a possibilidade de uma nova paralisação dos caminhoneiros aumentar caso a estatal mantivesse a alta do combustível. Caso essa situação ocorresse, Bolsonaro enfrentaria mais uma crise que poderia intensificar a queda da sua popularidade nesses três primeiros meses de governo.

Vale ressaltar que essa medida tomada é contrária à política econômica liberal defendida por Paulo Guedes – que está em Washington, nos EUA, para uma reunião do Fundo Monetário Internacional. A atitude do presidente foi vista no Palácio do Planalto como pontual e auxiliares afirmam que a equipe de Bolsonaro está estudando medidas para conter uma possível greve dos caminhoneiros.

Ana Carolina Aguiar – 6° Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s