Cinema Cultura

Festival MIMO de Cinema acontece de 10 a 12 de novembro no Rio de Janeiro

Cine Odeon terá première do “Na Via Láctea”, do sérvio Emir Kusturica, e uma programação onde a música é a protagonista, com destaque para “Fevereiros”, sobre Maria Bethânia, e o longa “Sobre Noiz”, de Emicida.

O Festival MIMO de Cinema vai ocorrer paralelamente à programação musical do MIMO Festival, de 10 a 12 de novembro. O evento é gratuito e inteiramente dedicado a produções cinematográficas inéditas que tenham como fio condutor a música. São obras de diferentes gêneros com projeções gratuitas ao ar livre, em telões, tendas, cineclubes e salas de exibição. Esta será a 14ª edição do festival, que acontece desde 2004. No Rio de Janeiro, o festival acontecerá no Cine Odeon, na Cinelândia. Com direção e curadoria de Rejane Zilles, as sessões de cinema contarão com a presença dos diretores das obras.

Um dos destaques da programação é o filme convidado ”Na Via Láctea”. Do cineasta e músico Emir Kusturica, a produção é a primeira colaboração do diretor sérvio com a atriz Monica Bellucci. Ainda inédito no Brasil, o filme será exibido na noite de abertura do festival, na sexta-feira, 10 de novembro, e contará com a presença do renomado cineasta para apresentar a sessão. Kusturica também participa do festival com o show da sua banda, The No Smoking Orchestra, no sábado, 11 de novembro, na Marina da Glória.

 

Outro destaque no festival é o longa “Fevereiros”, que segue os passos de Maria Bethânia no carnaval de 2016, quando a cantora foi homenageada pelo vitorioso enredo da Mangueira, “Maria Bethânia: A menina dos olhos de Oyá”. Já “Sobre Noiz” explora o universo do elogiado disco “Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa”, do rapper Emicida, que também dirige o longa. O próprio músico narra o filme em Angola, Cabo Verde e no Brasil.

 

O inédito “Híbridos, os espíritos do Brasil”, de Vincent Moon e Priscilla Telmon, será apresentado em sessão de pré-estreia no Rio. Ele trata do tema dos rituais religiosos Brasil afora e traz toda a musicalidade que emerge desses fenômenos sociais. “O Som do Tempo”, que conta 20 anos de história do rap carioca por meio de imagens históricas e depoimentos de seus protagonistas, também terá sua primeira sessão no Cine Odeon.

Cinebiografias que narram a trajetória de ícones da música popular brasileira também estão na programação. É o caso de “Torquato Neto – todas as horas do fim”, sobre a vida e obra do poeta em diversas manifestações artísticas (a começar pela música) e o seu protagonismo na revolução cultural brasileira nas décadas de 1960 e 1970. Ele ficou conhecido como “o anjo torto da Tropicália”.

Premiado no Festival do Rio 2016 nas categorias “Melhor direção de documentário” e “Melhor fotografia”, o longa-metragem “Super orquestra arcoverdense de ritmos americanos” traz, em tom de fábula, um recorte do sertão contemporâneo, onde convivem festas de debutantes riquíssimas e pessoas e animais em paisagens áridas. Para completar, a guitarra brasileira, que remonta à viola machete no Recôncavo Baiano, tem a sua história narrada em “Sotaque elétrico”, de Caio Jobim e Pablo Francischelli.

 

Fechando a programação, uma rica seleção de curtas-metragens, onde a música também é protagonista. Mais detalhes do festival no site: www.mimofestival.com.

Programação no Cine Odeon:

10 novembro, sexta-feira:
18h TAMBORES AFRO-URUGUAIOS (13 min). Direção: Naouel Laamiri e Rafael Ferreira.
O SOM DO TEMPO (104 min). Direção: Arthur Moura .

20h30 NA VIA LÁCTEA (125 min). Direção: Emir Kusturica.

11 novembro, sábado:
16h CANTA UM PONTO (26 min). Direção: Luciano Dayrell e João Carlos Silveira.
SOBRE NOIZ (70 min). Direção: Emicida, Ênio César e Evandro Fióti.
18h CINEBIOGRAVURA (28 min). Direção: Luís Rocha Melo.
TORQUATO NETO – TODAS AS HORAS DO FIM (87 min). Direção: Eduardo Ades e Marcus Fernando.

20h30 HÍBRIDOS, OS ESPÍRITOS DO BRASIL (85 min). Direção: Priscilla Telmon e Vincent Moon.

12 novembro, domingo
16h A RETIRADA PARA UM CORAÇÃO BRUTO (15 min). Direção: Marco Antonio Ferreira.
SOTAQUE ELÉTRICO (93 min). Direção: Caio Jobim e Pablo Francischelli.

18h ENTRE O TRAÇO E A LUZ (12 min). Direção: Zeca Ferreira.
BAMBAS (20 min). Direção: Anná Furtado.
FEVEREIROS (71 min). Direção: Marcio Debelian.

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

1 comentário em “Festival MIMO de Cinema acontece de 10 a 12 de novembro no Rio de Janeiro

  1. Pingback: Do rap ao rock’n’roll, Festival MIMO reuniu filmes onde a música é a protagonista |

Deixe um comentário