Gerando sonhos

rbfb

[foto: Lucas Sá/@ihateflash].

Um projeto que mostra como a música pode mudar a vida de uma pessoa. Esta é a essência da Red Bull Favela Beats, que, juntamente com o AfroReggae, contribui profissionalmente para o crescimento de jovens no ramo de produção musical – e já contou com convidados de renome como Diplo, Spike Lee e Emicida.

A iniciativa, que teve início em 2010, e chegou ao fim no ano de 2016, em Vigário Geral, no Rio de janeiro, foi um dos projetos mais bem-sucedidos no ramo da criação e produção musical, e os membros, atualmente, celebram a evolução dos antigos alunos que hoje estão diretamente envolvidos com o cenário musical na cidade.

O objetivo era estimular a experimentação e criação artísticas de jovens, com o progresso de forma exemplar, contando com dois DJ’s que inspiram e criam sonhos em jovens, que, todavia, não possuem a formação que eles obtiveram no projeto.

Tanto que, todos destacam a relevância do empreendimento. “Muito importante. Faz falta demais no processo que vivenciamos atualmente, onde existem muitos ‘profissionais despreparados’. Muitos de nós que participamos dos projetos saímos com uma ideia que não existe somente o universo do DJ. Podemos galgar o universo da música”, afirma Willow sobre a perspectiva após a iniciativa.

rbfb 2

DJ Tammy [foto: Lucas Sá/@ihateflash].

Já a DJ Tammy destaca como o Favela Beats modificou a trajetória dele. “Aprendi muita coisa. Antes de entrar no curso eu já “discotecava”, mas a minha interação dentro do projeto ajudou muito na minha evolução como profissional. Ali aprendi a me posicionar como artista e organizar minha carreira”, ele ressalta.

nino

Nino Leal [foto: Acervo Pessoal].

Desde janeiro de 2010, o instrutor e coordenador do Reb Bull Favela Beats, o DJ Nino Leal já integrou projetos como o “Carioca Funk Clube” e a “RedBull Funk-se Tour”, na qual excursionou pelo país em 2010, 2011 e 2012, reafirmando a qualidade dos trabalhos.

Com a ampla influência do projeto, Nino pôde mostrar para os jovens que a educação musical é essencial para a vida de um DJ. “Manter a qualidade de DJ’s e capacitar de formas eficientes jovens que não possuem muitas condições para pagar um curso de alto nível. O curso dava condições do aluno de ir e vir. Possuía todos os equipamentos necessários, pedagogas”, ratifica o DJ acerca da afirma capacitação dos alunos.

Apesar do fim do Red Bull Favela Beats, em 2016, todos os que estiveram envolvidos, mostram-se muito orgulhosos do trabalho feito e dos frutos gerados pelo projeto. “Pessoas saíram do projeto como produtores de eventos. Ampliou, totalmente os horizontes e não se limitaram com o curso de DJ”, lembra Nino.


Lucas Pinho – 5º Período

 

Um comentário sobre “Gerando sonhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s