Cinema

O sonho que virou pesadelo

094743-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxxDepois de anos de espera, finalmente a série de livros de Augusto Cury foi adaptada às telonas. Tratasse do filme “O vendedor de Sonhos”, homônimo a saga de obras impressas. A trama, que já é best-seller nas prateleiras por se tratar de contos de autoajuda, até tenta motivar o espectador, mas se perde em furos graves de roteiro e, por conta disso, nos erros de atuação.

Contextualizando, Júlio César (Dan Stulbach), é um psicólogo deprimido que devido a problemas familiares decide se suicidar. Todavia, na hora de consumar o ato, um morador de rua vai a seu encontro e, por meio de conversas, o convence a repensar o que está prestes a fazer. Esse homem misterioso é conhecido como Mestre (César Troncoso), que devido a uma capacidade incrível de se comunicar e conhecimentos profundos de filosofia, consegue fazer com que aqueles que o ouvem repensem nas próprias vidas.

Essa história simples tem uma subtrama ainda mais clichê. Uma perseguição estilo filme policial. Essa junção de falta de elementos já saturados não convence e faz com que a experiência de assistir o filme seja extremamente chata. O roteiro não passa fluidez. O intuito de criticar o modo de vida consumista e doentio até é louvável, mas as frases soltas presentes ali para justificar os discursos não soam naturais, mais parece uma peça de teatro de Shakespeare de uma escola infantil.

Essa falha de roteiro interfere, e muito, no desempenho dos atores. Stulbach – conhecido pela semelhança com o ator americano Tom Hanks, que recentemente protagonizou o longa Sully – faz uma das piores atuações da carreira, se não a pior. Troncoso também segue a mesma linha interpretando o Mestre. O único ponto realmente bom do filme é a fotografia feita por Jayme Monjardim. Com uma variedade de takes incrível, o diretor consegue explorar a imensidão e, ao mesmo tempo, a solidão da capital paulista. Mas, de resto, como já dito, o filme não agrada.


Iago Moreira- 6º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “O sonho que virou pesadelo

Deixe um comentário