Amor, vingança, sexualidade, identidade de gêneros, preconceito, corrupção e tráfico de mulheres foram alguns dos temas abordados na “1ª Edição do Mostra Cine UVA”, organizada por estudantes de Jornalismo e Publicidade da UVA Downtown. O evento, que aconteceu nesta segunda-feira (05) no Campus Marapendi da Universidade Veiga de Almeida, exibiu nove mostras de webséries produzidas inteiramente por alunos e premiou os três melhores projetos do dia.

Os projetos expostos foram resultados de um trabalho acadêmico da disciplina “Técnicas de Redação e Expressão”, ministrada pela professora Renata Feital. O exercício, mais que uma nota para concluir uma matéria, possibilitou aos alunos a oportunidade de fazer um produto audiovisual do começo ao fim, passando por todas as etapas: pré-produção, produção e pós-produção. “É uma experiência fundamental. Eles aprenderam como fazer a tradução da escrita e passar para audiovisual”, ressalta Renata, que completa, afirmando que apesar do pouco tempo para produção, houve muito engajamento e comprometimento por parte dos estudantes.
Comprometimento e engajamento não foram as únicas qualidades dos futuros jornalistas e publicitários. A animação e o apoio à apresentação de cada grupo marcaram o evento, o que passou um ar leve e descontraído para todos ali presentes. A estudante do segundo período de jornalismo Isabelle Amancio, foi uma das produtoras da websérie “Liberdade” e destaca que a experiência foi importante sob vários aspectos, mas principalmente pelo aprendizado de trabalhar em grupo. “Aprender a lidar com outro, saber ouvir e administrar tudo isso foi muito enriquecedor”.

A Mostra Cine UVA deste ano também premiou os três primeiros colocados um certificado da universidade e uma caneca do evento. A websérie “TPM” foi a terceira colocada se destacando pela fotografia, edição, elenco e trilha sonora; o segundo lugar ficou com “23:45” com um roteiro que aborda a violência contra mulheres; a primeira e mais almejada colocação foi conquistada pela série “Perdendo Juízo”, dirigida por Felipe Alves, estudante de publicidade do segundo período. “Não estávamos pensando em nota. O foco era se aperfeiçoar, aproveitar a experiência e entregar um produto final melhor possível”. O tema do grupo de Felipe era ‘corrupção’ e levantou pequenos atos desvirtuados do dia-a-dia, levando reflexão e autocrítica ao público.
Yhara Linka- 5° Período (Agência UVA Downtown)

0 comentário em “O primeiro passo para o mercado audiovisual”