Cinema

A resistência de Clara

241687.jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxxPraia, lembranças e amor são os temas que norteiam “Aquarius”, mais um filme do renomado diretor Kleber Mendonça filho, que – depois de trabalhar em “O Som ao Redor” (2012) – se dedicou muito ao novo projeto, criando muita expectativa por parte do público. A espera valeu a pena, além de agradar os espectadores brasileiros, o novo longa foi exibido em Cannes e ovacionado pelos presentes, rendendo palmas por mais de dez minutos.

Contextualizando, “Aquarius” trata sobre a intensa relação de Clara (Sônia Braga) com outras pessoas e o lugar onde vive, um edifício dos anos 40 a beira-mar. A personagem principal se vê em uma situação desagradável quando o lugar onde mora passa a ser desejado por uma construtora que deseja ficar com o espaço, mesmo com a protagonista se negando a ceder o local.

A relação da protagonista com seu apartamento é explorada ao máximo fazendo com que seja perceptível o amor incondicional de Clara pelo o lugar em que ela vive. Esse vinculo fica mais perceptível devido à belíssima interpretação de Sônia Braga, que enche Clara de força e personalidade, fazendo com que cenas simples se tornem memoráveis , emocionantes e até mesmo hilárias. Humberto Carrão enfrentou o desafio de contracenar com uma atriz considerada ícone do cinema brasileiro, e entregou um trabalho a altura. Maeve Jinkings, Irandhir Santos e Bárbara Cole, embora não apareçam tanto na obra, também fizeram grandes interpretações.

Outro grande fator para o bom resultado de “Aquarius” é a direção de Kleber Mendonça Filho. Desde os créditos iniciais do filme, o expectador é colocado inteiramente no ambiente da história, a escolha de cenas e tomadas, mesmo que simples, destacam o desempenho dos atores e deixam a história mais fluida. Com muitas referências aos anos 80, o longa traz uma trilha sonora de grandes nomes da música nacional e internacional, combinado com a bela fotografia de Recife onde a trama foi rodada.

Além de imagens incríveis e uma trilha sonora contagiante, “Aquarius” também conquista o espectador pelo roteiro, que conta uma história simples e real. O filme carrega um resgate cultural, e deixa evidente a importância da preservação de lugares e memórias. Além da sensação de experimentar um pouco, pelo menos pela tela, da sensação de viver de frente para o mar de Recife e aprender com Clara a proteger o que você se ama com todas as forças.

 Noite de gala em Niterói

Na noite de quarta-feira (24), Niterói recebeu parte do elenco do filme para a pré-estreia no estado. Cerca de 400 convidados e parte da imprensa prestigiaram o elenco na Reserva Cultural. O evento também foi importante para os Niteroienses, já que eles ganham mais um ponto de cinema com a inauguração do espaço.

Elenco de Aquarius (2)
Elenco de Aquarius. [foto: Fátima Amaral/ Agência UVA].

Os convidados começaram a chegar às 19h junto com parte do elenco, o ator Humberto Carrão foi um dos primeiros a comparecer. Com simpatia o ator explicou que essa exibição seria a terceira vez que ele assistia ao filme, as outras duas foram na pré-estreia em Recife e em Cannes. O interprete também contou como foi incrível trabalhar no estado nordestino e contracenar com Sônia Braga. “Ela é incrível! Eu fiquei amigo da Sônia, é uma loucura dizer isso. Às vezes parece que ela esqueceu tudo o que ela é, tudo o que ela representa para nossa cultura”, conta o artista.

Ao chegar no local do evento, Sônia Braga, com um belíssimo vestido vermelho, prendia atenção de todos com a desenvoltura de sempre e o sorriso no rosto. Ela comentou como foi difícil se separar da equipe do filme e disse quão incrível foi a aceitação do longa em Cannes, do carinho que ele foi recebido e espera que ele seja tratado desta mesma maneira agora que ele está chegando ao Brasil.

Atriz Sônia Braga
Atriz Sônia Braga na pré-estreia do longa. [foto: Fátima Amaral/ Agência UVA].

Sônia também foi só elogios para o diretor e deixou claro seu amor pela personagem no filme.  “Eu e a Clara não somos parecidas, nós somos iguais! E com o Kleber dando as palavras e dirigindo ficou mais fácil. Porque ele é muito pragmático e eu sou totalmente intuição e emotiva, então ele controlou um pouco disso tudo em um resultado que para a gente é muito bonito”, finaliza a atriz.

Kleber Mendonça filho ratificou o quanto a atriz principal se inteirou ao personagem principal de Aquarius. “Na época da filmagem eu saberia dizer onde acabava a Clara e começava a Sônia, mas um ano depois eu não sei mais onde termina uma e começa a outra. Eu acho que foi um caso muito feliz de luva que coube na mão perfeitamente, ela veio para o filme e entendeu perfeitamente Clara e o resultado é muito feliz, espero que todos vejam”, revela o diretor.


Fatima Amaral– 6º período.

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “A resistência de Clara

Deixe um comentário