Esporte

Phelps dá adeus às competições

Um Rio de ouro na despedida de um mito. Michael Phelps, considerado o maior nadador do mundo, despediu- se na noite do último sábado (13) das Olimpíadas. Na bagagem, o americano leva cinco ouros e uma prata, além da sensação de dever cumprido após passar por inúmeros problemas nos últimos anos. O astro das piscinas, que já anunciou a aposentadoria, pretende agora focar apenas na família recém- construída.

Nos oito dias em que competiu, Phelps subiu ao pódio seis vezes e levantou as arquibancadas, fazendo até os brasileiros torcerem por ele. O atleta teve durante todas as competições o apoio da esposa, Nicole, e do filho, Boomer, de apenas três meses. O nadador, que chegou ao Rio com 22 medalhas – 18 de ouro – despede- se das piscinas como o atleta olímpico mais condecorado da História.

foto 3
Foto: David Goldman (AP Photo)

História essa que poderia ter terminado de forma triste. Nos Jogos de Pequim, em 2008, Phelps consagrou- se como o superstar da natação, com oito ouros e quebra de recordes mundiais. No ano seguinte, o nadador foi flagrado usando maconha, resultando em três meses de depressão, abandono dos treinos e uma depressão mais adiante. Em Londres, 2012, ganhou seis medalhas, mas a derrota para seu maior rival fez o americano pensar em parar.

A trajetória de Michael Phelps pela aposentaria foi curta, mas regada de muitas noitadas. O recomeço, em 2014, foi sofrido. Nenhuma medalha para aquele que foi considerado o melhor de todos. Os escândalos por dirigir embriagado e acima da velocidade permitida trouxeram mais uma suspensão, mais severa, de seis meses. Deprimido, internou- se numa clínica de reabilitação, foi obrigado a enfrentar problemas do passado e tomou uma decisão: voltaria a nadar.

fito 1
Foto: Marcos Brindicci (Reuters)

Focado e determinado, o atleta intensificou seus treinos e dietas mirando a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio. No meio dessa preparação nasceu Boomer, o mais novo motivo do nadador de não desistir dos seus sonhos. Agora, ao final das competições, Phelps acredita ter encerrado a carreira do jeito que queria. O desejo do americano, a partir deste momento, é aproveitar o máximo a companhia da família e dos amigos.


Gabriel Brum – 5º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Phelps dá adeus às competições

Deixe um comentário