Um Rio de ouro na despedida de um mito. Michael Phelps, considerado o maior nadador do mundo, despediu- se na noite do último sábado (13) das Olimpíadas. Na bagagem, o americano leva cinco ouros e uma prata, além da sensação de dever cumprido após passar por inúmeros problemas nos últimos anos. O astro das piscinas, que já anunciou a aposentadoria, pretende agora focar apenas na família recém- construída.
Nos oito dias em que competiu, Phelps subiu ao pódio seis vezes e levantou as arquibancadas, fazendo até os brasileiros torcerem por ele. O atleta teve durante todas as competições o apoio da esposa, Nicole, e do filho, Boomer, de apenas três meses. O nadador, que chegou ao Rio com 22 medalhas – 18 de ouro – despede- se das piscinas como o atleta olímpico mais condecorado da História.

História essa que poderia ter terminado de forma triste. Nos Jogos de Pequim, em 2008, Phelps consagrou- se como o superstar da natação, com oito ouros e quebra de recordes mundiais. No ano seguinte, o nadador foi flagrado usando maconha, resultando em três meses de depressão, abandono dos treinos e uma depressão mais adiante. Em Londres, 2012, ganhou seis medalhas, mas a derrota para seu maior rival fez o americano pensar em parar.
A trajetória de Michael Phelps pela aposentaria foi curta, mas regada de muitas noitadas. O recomeço, em 2014, foi sofrido. Nenhuma medalha para aquele que foi considerado o melhor de todos. Os escândalos por dirigir embriagado e acima da velocidade permitida trouxeram mais uma suspensão, mais severa, de seis meses. Deprimido, internou- se numa clínica de reabilitação, foi obrigado a enfrentar problemas do passado e tomou uma decisão: voltaria a nadar.

Focado e determinado, o atleta intensificou seus treinos e dietas mirando a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio. No meio dessa preparação nasceu Boomer, o mais novo motivo do nadador de não desistir dos seus sonhos. Agora, ao final das competições, Phelps acredita ter encerrado a carreira do jeito que queria. O desejo do americano, a partir deste momento, é aproveitar o máximo a companhia da família e dos amigos.
Gabriel Brum – 5º Período

0 comentário em “Phelps dá adeus às competições”