Atletas asiáticos foram os centros das atenções no quinto dia de Jogos Olímpicos em Deodoro. Muito tradicionais em esportes de precisão, coreanos, chineses e vietnamitas travaram uma épica disputa em busca da medalha de ouro no Tiro Esportivo com Pistola de Ar (50m). Todavia, atletas ocidentais também tiveram o apoio da torcida, principalmente a equipe brasileira de Hóquei Sobre Grama.
Começando o dia, Felipe Wu chegou ao estandes de tiro de Deodoro com a missão de buscar uma vaguinha na final da prova de 50m com pistola de ar. Todavia, o medalhista de prata na categoria de 10m não conseguiu repetir o bom desempenho nessa competição e ficou fora da última disputa.

A etapa final era composta maioritariamente por asiáticos, com exceção de um russo e um eslovaco, que ficaram na sexta e na sétima colocação, respectivamente. Até a metade da prova, o norte-coreano Song Kim liderava a prova com vantagem, chegando a acertar –inclusive – um disparo perfeito, com nota 10,9. Todavia, foi alcançado e ultrapassado pelo vietnamita Xuan Hoang. Mas nos últimos disparos foi surpreendido por um dos melhores atiradores da história.
Detentor de marcas como “maior pontuação olímpica” e “maior pontuação mundial”, o sul coreano Jong Jin quase foi eliminado no início da etapa final, mas com uma recuperação impressionante, o atleta conseguiu somar ótimos pontos seguidos e, no penúltimo tiro, assumiu a liderança. Assim, o atirador conquistou sua terceira medalha de ouro olímpica seguida.
Mesmo com a medalha de prata, o vietnamita ficou muito feliz com seu desempenho, só não ficou mais alegre que a sua pequena torcida particular, que cantou orgulhosamente o hino do país no fim da prova. Já o norte-coreano se mostrou extremamente frustrado por ter deixado o ouro escapar e não deu sequer um sorriso durante a cerimónia de encerramento.
No fim da noite, a seleção de hóquei masculino do Brasil entrou em campo para tentar arrancar uma vitória da forte equipe Neozelandesa. Todavia, o apoio dos torcedores – que mesmo com o frio marcaram presença em grande número – não foi o suficiente e a equipe brasileira perdeu para a Nova Zelândia por um placar de 9 x 0.
Iago Moreira- 5º Período
Brigida Brito- 7º Período

0 comentário em “Precisão asiática”