Esporte

Precisão asiática

Atletas asiáticos foram os centros das atenções no quinto dia de Jogos Olímpicos em Deodoro. Muito tradicionais em esportes de precisão, coreanos, chineses e vietnamitas travaram uma épica disputa em busca da medalha de ouro no Tiro Esportivo com Pistola de Ar (50m). Todavia, atletas ocidentais também tiveram o apoio da torcida, principalmente a equipe brasileira de Hóquei Sobre Grama.

Começando o dia, Felipe Wu chegou ao estandes de tiro de Deodoro com a missão de buscar uma vaguinha na final da prova de 50m com pistola de ar. Todavia, o medalhista de prata na categoria de 10m não conseguiu repetir o bom desempenho nessa competição e ficou fora da última disputa.

DSC08220
No detalhe, bandeiras da Coréia do Sul, [foto: Iago Moreira/ Agência UVA].

A etapa final era composta maioritariamente por asiáticos, com exceção de um russo e um eslovaco, que ficaram na sexta e na sétima colocação, respectivamente. Até a metade da prova, o norte-coreano Song Kim liderava a prova com vantagem,  chegando a acertar –inclusive – um disparo perfeito, com nota 10,9. Todavia, foi alcançado e ultrapassado pelo vietnamita Xuan Hoang. Mas nos últimos disparos foi surpreendido por um dos melhores atiradores da história.

Detentor de marcas como “maior pontuação olímpica” e “maior pontuação mundial”, o sul coreano Jong Jin quase foi eliminado no início da etapa final, mas com uma recuperação impressionante, o atleta conseguiu somar ótimos pontos seguidos e, no penúltimo tiro, assumiu a liderança. Assim, o atirador conquistou sua terceira medalha de ouro olímpica seguida.

Mesmo com a medalha de prata, o vietnamita ficou muito feliz com seu desempenho, só não ficou mais alegre que a sua pequena torcida particular, que cantou orgulhosamente o hino do país no fim da prova. Já o norte-coreano se mostrou extremamente frustrado por ter deixado o ouro escapar e não deu sequer um sorriso durante a cerimónia de encerramento.

No fim da noite, a seleção de hóquei masculino do Brasil entrou em campo para tentar arrancar uma vitória da forte equipe Neozelandesa. Todavia, o apoio dos torcedores – que mesmo com o frio marcaram presença em grande número – não foi o suficiente e a equipe brasileira perdeu para a Nova Zelândia por um placar de 9 x 0.


Iago Moreira- 5º Período
Brigida Brito- 7º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Precisão asiática

Deixe um comentário