Cinema

Retratos da busca à perfeição

T412693.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxrês narrativas que acontecem paralelamente, tendo como ligação temática a arte e o sexo. Michelle (Mariana Ximenes), modelo que sonha em ser escritora, mas é reconhecida apenas pela sua beleza, Emma (Alison Pill), criadora de bonecas sexuais hiperrealistas que busca padrões estéticos perfeitos e Edward (Gael García Bernal), um diretor de cinema cheio de si que, durante a produção de um filme, se depara com problemas sexuais.

“Zoom – Realidade Virtual” se desenvolve em uma mistura de live action com animação. Cada uma das histórias se desenvolve de forma aparentemente independente, com sua própria linguagem e seus próprios personagens. Contudo, as três se conectam de forma bem curiosa. Cada protagonista tem o destino decidido e criado pelo outro.

A forma como o longa é apresentado é interessante e criativa, com diálogos metalinguísticos entre as vidas de Michelle, Emma e Edward. Porém, peca na falta de uma boa história a ser contada, o que acaba ficando evidente no decorrer do filme. No terço final da produção, os acontecimentos se tornam um tanto mirabolantes, o roteiro parece se perder e não se conectar com o resto da obra.

O público, de fato, vai escolher sua trama favorita. A mais divertida e eficiente – provavelmente por ser uma animação e também pela atuação de Bernal – é a de Edward. Já as histórias das duas mulheres trazem uma leve reflexão sobre os padrões de beleza aos quais o público feminino é submetido nos dias de hoje e em relação a superficialidade com a qual as pessoas são tratadas.

Aliás, o diretor Pedro Morelli faz um esboço de discussão sobre a busca humana pela perfeição que, muitas vezes, quando ou se atingida, não traz felicidade. Mas o debate é apenas uma ideia não aprofundada. Talvez, se fosse, Morelli teria encontrado a sua “boa história” a ser contada.

No fim das contas, “Zoom” rende boas risadas. A obra faz valer a pena o preço do ingresso, mas talvez não o da pipoca.


 

Nathalia Araujo – 7º período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Retratos da busca à perfeição

Deixe um comentário