Participe da notícia

Frankenstein: Uma Releitura do Século 21

Todos já conhecem a história do famoso Frankenstein, mas o diretor Paul McGuigan e o roteirista Max Landis tentam revertê-la, o que talvez seja o menor dos problemas. A FOX Filmes leva aos cinemas uma releitura contemporânea do clássico gótico, de Mary Shelley, “Victor Frankenstein”, que estreia hoje 26. A história gira em torno de um encontro entre o cientista Victor Frankenstein (James McAvoy) e do brilhante assistente Igor (Daniel Radcliffe), um corcunda descoberto pelo doutor em um circo ao salvar a vida da bela trapezista Lorelei (Jessica Brown Findalay), por quem é secretamente apaixonado.

268634.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxAo notar que o jovem era bastante inteligente para ser um palhaço de circo, Victor resolve salvar a vida dele, levando-o para trabalhar e morar na própria casa. O doutor trata da corcunda de Igor – que era apenas um obsesso nunca curado- e melhorando sua aparência, comportamento e postura. O cientista espera contar com a ajuda do jovem para “restaura o equilíbrio”, criando uma nova vida, eis a premissa de Frankenstein.

Partindo da ideia inicial, do cientista genial e louco -na mesma medida-, os diretores adicionaram uma dezena de clichês antigos e outros novos, como uma pequena dose de romance e outra de psicologismo barato.  A trama leva toda uma questão religiosa. Talvez seja este o motivo para a participação do detetive Scotland Yard (Andrew Scott), que tem a função de alongar o filme, chegando a inexplicáveis 109 minutos. No longa ficou visível a criação de uma Londres artificial, a exemplo da trilha sonora, que não condiz com a aura da obra.

No ponto mais esperado do filme, o aparecimento da famosa criatura, o diretor abusa dos efeitos especiais, com o intuito de impressionar o espectador. Mas esse esforço de nada adianta. Todos esses pontos tornam “Victor Frankenstein” um filme aquém do esperado, sem humor e de alto custo.


Brigida Brito- 6º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Frankenstein: Uma Releitura do Século 21

Deixe um comentário