Participe da notícia

Feira de oportunidades

Em meio à crise econômica que afeta o país, refletir sobre novos rumos e oportunidades é necessário. Pensando nisso o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) trouxe ao Rio de Janeiro, mais uma edição da “Feira do Empreendedor”. O evento aconteceu entre última quinta (12) até domingo (15), no Riocentro, na Barra da Tijuca, e contou com a participação de 146 empresas e mais de 28 mil visitantes.

3 - IMG_0200

Durante quatro dias, os visitantes passaram entre 19 áreas temáticas, voltadas principalmente para o ensino e a capacitação dos participantes. A consultoria era presente em todos os ambientes da feira. Logo na entrada, já era possível sair com o registro da empresa. Palestras, grupos de discursões, busca de crédito e financiamento, modelos de negócios, franquias, maquinários, tudo em um só lugar para auxiliar e concretizar o sonho do negócio próprio. Os atendimentos eram individualizados. Chegando com a ideia, era possível traçar metas, conhecer o mercado e sair com o modelo de negócio pronto, até mesmo com a empresa funcionando plenamente.1 - IMG_0180

“Fui buscar informações sobre como o mercado está se desenvolvendo no meu setor. Conheci as ferramentas disponíveis, e as tendências que devemos seguir em nossa empresa. Feiras como esta, e toda orientação que recebemos é fundamental para o micro e pequeno-empresário que não possui acesso fácil a esse tipo de informação e assim poder compreender melhor o mercado” – disse Daiane Soares, sócia de uma produtora audiovisual.

Ter coragem para se preparar e sair da inércia era o maior desejo dos participantes. Muitas pessoas que ali estavam sofreram reflexo da crise. Segundo pesquisa feita pela organização do evento, mais de 60% do público ainda não montou um empreendimento e permanecem na fase de idealização e planejamento do sonho. As áreas mais procuradas foram as palestras e oficinas de gestão, criatividade, formalização, inovação, novos mercados, finanças, sustentabilidade.

1 - IMG_0179Durante os dias da feira, jovens de diversas universidades cariocas competiram em um Pitching (que nada mais é do que uma apresentação breve do projeto), onde uma banca de cinco jurados avaliou a relevância comercial do projeto apresentado pelos universitários. A clinica tecnológica orientava os, já empresários, a pensar no próprio modelo de negócio dentro do meio digital e em ações de sustentabilidade.

Sobre o mercado na internet, o público teve acesso à grandes empresas como o Google e o Facebook. As duas gigantes do meio digital mostraram, em palestras, a importância do uso das redes sociais e ferramentas para alavancar os negócios e a busca de estratégias comerciais.


Vinícius Fernandes – 4º período

 

 

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Feira de oportunidades

Deixe um comentário