Beco dos Garranchos

Universidade é palco de debate entre escritores

Escritora Raquel, Prof. Marilene e Escritor Enrique
Escritora Raquel, Prof. Marilene e Escritor Enrique

A manhã da última segunda (25) foi animada para os alunos da Universidade Veiga de Almeida, Tijuca, que são amantes da literatura. O motivo foi o lançamento de dois livros do movimento FLUPP (Festa Literária das Periferias). O evento, que ocorreu na Capela, trouxe um breve debate entre Raquel de Oliveira, autora de “A Número 1”, Enrique Coimbra, youtuber e autor de “Sobre Garotos que Beijam Garotos” e a professora de Letras e mediadora, Marilene.

A primeira edição da FLUPP aconteceu em 2012. O principal objetivo da festa é a “formação de novos escritores e leitores”, como disse um dos fundadores do projeto, Julio Ludemir, antes da mesa redonda. O lançamento dos livros foi apenas uma das várias partes do evento, que vai de visitas a escolas públicas do ensino médio e, eventualmente, do ensino fundamental, até gincanas literárias, em que estudantes, professores e familiares usam o palco da FLUPP Parque para trocar opiniões e informações sobre autores que os visitaram durante o período.

Com temas contemporâneos, os autores puderam falar um pouco sobre as inspirações literárias, os desafios de se tornar escritor no Brasil e de como foi a experiencia de escrever e vender uma história que ambos viveram. “É uma ficção, mas tem muito da vida real”, disse Enrique. Raquel, na obra, realizou a difícil tarefa de contar como ela própria se tornou uma das personagens centrais do tráfico de drogas da cidade do Rio de Janeiro. “Através da FLUPP e do Júlio, eu pude finalmente ter coragem de colocar as minhas palavras no papel e contar a minha história. Passei um ano e meio construindo esse livro junto da minha monografia”, completa a escritora.

Público durante evento
Público durante evento

Ainda segundo a autora, escrever a obra foi um grande desafio, ela completou comentando que a base para escrever histórias começou com poesias, para poder entender melhor o que ela sentia ao passar do dia. Explicou, também, que o uso de drogas tem apenas uma finalidade de “anestesiar as dores”. A escrita se tornou uma terapia para ela onde pode rever um pouco do seu passado e aprender com ele. “Eu escuto falar que meu livro é igual droga, você começa e só consegue parar no final”, completa Raquel.

Já Enrique aborda contos de como é ser um homossexual na sociedade e as dificuldades de se apaixonar por um heterossexual. “Pode parecer ser um livro pequeno. Talvez um conto longo ou vários contos. Mas ele foi feito para ser desse jeito. Por que ele foi publicado para ser um E-Book e um livro digital precisa ser menor e mais dinâmico”, finaliza o autor.

Durante a conversa, a professora Marilene disse que ficou extasiada com os livros e que pretende utilizá-los como material de estudo em suas aulas de literatura comparada. O evento mostrou que jovens e adultos brasileiros ainda tem interesse na literatura, seja como leitores ou como escritores. Com gincanas, debates entre autores, publicações de livros e descoberta de novos talentos, quem sai ganhando no final da FLUPP é a cidade, que herdará leitores críticos e autônomos.


Junno Sena- 4º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

1 comentário em “Universidade é palco de debate entre escritores

  1. Avatar de Brenno Prado

    Correção: Sobre garotos que beijam garotos

    ❤ ❤ ❤

Deixe um comentário