Ainda faltam 4 meses para o carnaval, mas não para os compositores de samba enredo da escola de samba Imperatriz Leopoldinense. Para essa turma o carnaval já começou. Desde julho vem acontecendo as eliminatórias de samba enredo para 2016. Aos domingos, compositores, ritmistas, baianas, passistas e a comunidade fazem a festa na quadra da escola.
As eliminatórias começaram no dia 12 de julho, com 18 sambas inscritos para a batalha. O enredo escolhido para 2016, Dois Corações e Uma História, presta homenagem a dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano, que no último dia 19, foram até a escola prestigiar a final da escolha do samba campeão.

Mesmo com as eliminatórias tendo começado meses atrás, para os compositores, a tarefa de compor o samba começou bem antes. Apenas três dias após a sinopse ser liberada pelo carnavalesco da escola, começaram parcerias, reuniões e correria na vida dos compositores. Rômulo Meireles, que compõem há 10 anos, disse que tudo começa na quadra, quando um vai chamando o outro para formar uma parceria, e que depois de formada é rápido para decidirem os principais pontos, “na primeira reunião já chega a ideia, a melodia e a divisão de partes dentro da parceira”, conta o compositor.
O grupo do qual Rômulo faz parte é reconhecido na escola pelo Me Leva, também compositor. Além dos dois, a parceria conta com Maninho do Ponto, Zé Glória e Drummond e as participações especiais de Gil Branco, Toinho e Macaquinho. Drummond que compõem desde 1991, já fez parceria com Gil, Me Leva e Toinho, e afirma que os grupos sempre alternam, mas que vem mantendo esse desde 2010.
A cada domingo que passa é como se fosse uma guerra. A cada semana que passa os sobreviventes diminuem e a expectativa dos compositores só aumentam. “Sei do potencial que temos, da equipe boa, das apresentações de alto nível e da nossa torcida, então durmo com a consciência leve”, afirma o intérprete Drummond.
Os três sambas finalistas foram o do Zé Katimba, Elimar Santos e Me Leva. Em plena segunda-feira a quadra da verde e branca da zona norte contou com a presença do presidente da escola Luiz Pacheco Drummond, da atriz e rainha de bateria Cris Viana, da dupla homenageada, Zezé de Camargo e Luciano, e claro, da comunidade, que sempre muito animada lotou a escola de samba e fez parecer que o carnaval tinha chegado antes do tempo.
Por volta das 2h da manhã, e depois de muitos agradecimentos dos convidados, o diretor de carnaval anunciou o samba de Zé Katimba e parceria, como o campeão de 2016. A festa terminou com a apresentação oficial do samba vencedor na voz do estreante, Marquinho Art’Samba, que será o puxador oficial da escola e que em 2016 entrará na avenida cantando e embalando à todos.
Bruna Mandarino – 8º período

0 comentário em “Final de samba enredo 2016 Imperatriz Leopoldinense”