A Universidade Veiga de Almeida promoveu na última quarta (21) uma palestra para os alunos do curso de Direito do Campus Tijuca. O tema abordado foi a aplicação das ideias de Paulo Freire ao curso de direito: Desconstrução de discursos de Ódio e Intolerância. Paulo é considerado o pai da educação no Brasil e o primeiro a desenvolver o método de alfabetização no país.
A professora do curso de direito Claúdia Guizia comandou a palestra explicou um pouco sobre a importância do evento para os alunos. “Eu achei necessário a professora Leonora que também é a coordenadora do curso de direito proporcionar esse tipo de atividade para os alunos porque a gente vê hoje em dia, uma propagação e disseminação de discurso do ódio através das redes sociais e não só nela, mas na sociedade em geral. Precisamos desconstruir isso de alguma maneira,” explica a professora.
Durante a palestra foram exibidos, através de slides, opiniões de alunos sobre o tema. O aluno José Manuel, 7º período, citou a importância do assunto para os alunos. “Eu acho que tem uma importância extrema, o aluno poder desconstruir os estereótipos e preconceitos que tem no seu dia-a-dia, quanto menos pragmatismo melhor fica a convivência e o respeito”, comenta o estudante.
José relatou, também, um preconceito vivido por ele aqui na cidade do Rio de Janeiro, por parte da instituição da PM, eu peguei um táxi, eles viram eu entrar e pararam o táxi, me revistaram sem nenhum tipo de suspeita e respeito, não foi por eu ser um jovem e estudante, mais sim por eu ser negro. Eu pedi para me levarem até a delegacia, porém eles não quiseram, insistiram em me revistar, sem ter nenhuma suspeita. Logo após me levaram na polícia federal e lá disseram que estava tudo certo” completa José.
Thiago Cortes – 2º período
0 comentário em “Por uma Sociedade mais Igualitária e Pacífica”