A última gravação do programa ‘Jogo Aberto’ da TV UVA, que ainda irá ao ar, contou com a participação de personalidades das mais diferentes áreas. A escritora Tammy Luciano falou sobre o sucesso dos livros de romance, bem como o escritor Mariano Marovatto, que levantou indagações sobre o cenário da literatura nacional. Saindo do impresso para o online, os comediantes Alan Ribeiro e Cesar Maracujá comentaram sobre o ‘Canal Ixi’, no youtube. Já o humorista Henrique Minimim, contou algumas experiências de gravações, também para o youtube.
O lançamento do livro ‘Escândalo’ da escritora Tammy Luciano, chamou a atenção dos críticos com a inusitada capa e contracapa, inspiradas em uma revista de fofoca. “A gente quis brincar mesmo com essa coisa de anúncio. Apesar do livro parecer que tem só o lado fútil da celebridade, ele fala de assuntos relacionados à violência contra mulher, relacionamentos abusivos… então fico feliz. Porque quando a pessoa vai ler o livro, ela se surpreende com um conteúdo mais denso. Tem o lado também da solidão e das relações erradas que envolvem o ser humano”, explica, entre risos, a autora.

Roteirista e apresentador do programa ‘Segue o Som’, da TV Brasil, Mariano Marovatto concilia o corre-corre da televisão com a vida de escritor. Só neste ano, ele já lançou quatro livros, dentre eles o ‘Casa’, de poesias e o ‘As Quatro Estações’, inspirado na banda Legião Urbana. “Este livro que fala sobre a banda foi uma encomenda. Escrevi em três meses. Foi uma pesquisa e quase uma reportagem gigante. O produto me deu um grande prestígio, porque as pessoas curtem Legião Urbana, e ‘As Quatro Estações’ foi o CD mais vendido por eles. Hoje, as pessoas me pedem nas redes sociais para eu escrever sobre outros discos também”, comenta Mariano, que também é músico.
Alan Ribeiro e Cesar Maracujá são youtubers (pessoas que usam o youtube para divulgar seus vídeos) e criadores do “Canal Ixi”. “No início era apenas uma brincadeira de amigos de pegar uma câmera e gravar, aí foi se profissionalizando e criamos o ‘Canal Ixi’. As esquetes do canal surgem com os acontecimentos do cotidiano, quando andamos de trem ou de ônibus por exemplo”, disseram os humoristas, que pretendem na indústria da televisão e do cinema.

Cozinhar, para Henrique Minimim, começou apenas como um “hobby”. Mesmo sem saber todas as técnicas da culinária – afinal não é nenhum especialista – o jovem empreendedor decidiu investir nessa área. “Desde os trezes anos aprendi a fazer aquela coisa de batata frita, arroz e feijão e comecei a gostar disso. De repente surgiu a ideia do ‘Minicozinha’, quando pensei em montar cenário, e comecei sem saber como me comunicar desta forma de culinária. Mas a graça esta justamente aí, eu consigo explicar de uma forma mais próxima de quem vai aprender a fazer. Não simplesmente com técnicas, mas é para cozinhar e ficar gostoso”, relata o cozinheiro e humorista.
Raquel Maia- 6º período
Débora Rabelo- 7º período
0 comentário em “Escritores e “youtubers” contam histórias no programa Jogo Aberto”