Terça-feira (20), a CP4 Cursos Exterior, consultoria educacional que trabalha com planos especializados, realizou uma palestra a fim de informar sobre a importância do intercâmbio, tanto em relação ao aprendizado quanto à carreira. Um dos temas abordados pela palestrante Ana Beatriz Faulhaber – professora, diretora executiva, sócio fundadora da CP4 e especialista em consultoria educacional – foi a preparação necessária para encarar o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente quanto a qualificação.
“O meu fascínio é a transformação das pessoas. A CP4 foi crescendo por conta do grande sonho de proporcionar aos alunos projetos culturais para os quatro cantos do mundo. Foi muito difícil no início bancar os custos de uma consultoria. Muitas vezes eu não tive condições de pagar conta de telefone, luz e gás. 25 anos depois desse período conturbado, a CP4 tem o reconhecimento do mundo inteiro. Isso é uma coisa que nos orgulha muito”, relata a professora.
Ana Beatriz inicia a palestra com a análise do jornal “Boa Chance”, o qual trata de oportunidades relacionadas aos pequenos negócios, às franquias, aos cursos e aos concursos. Na matéria lida pela professora informava que os atributos necessários para o sucesso profissional seria investir em competências acadêmicas e comportamentais. Essa última diz respeito às habilidades de liderança e comunicação, gratificação pelas conquistas, planejamento, trabalho em equipe e estabelecer uma Network (rede de contatos).
“Segundo dados oficiais de 2014, o número de matrículas de alunos do ensino superior cresceu 3.8% de um total de 7.3 milhões de estudantes. São 32 mil cursos de graduação e 2.4 mil instituições de ensino. Já pararam para pensar em quantas pessoas entram no mercado de trabalho por ano? São com eles que vocês estão competindo”, indaga a palestrante.
Para finalizar o evento, Ana fornece dicas para aprimorar o currículo, como descrever habilidades e competências desenvolvidas. O domínio do idioma, a experiência do intercâmbio e a realização de provas de proficiência, como a de Cambridge, são exemplos de dados valorizados pelas empresas. A CP4 fornece cursos, workshops, programas voluntários de estudo e trabalho, além de outros pacotes de viagem. “O diferencial é o crescimento interior. Você volta encarando a vida de outra maneira. Esse é o grande passo do intercâmbio”, acrescenta a própria.
“Fiquei em dúvida por ser a minha primeira viagem internacional. A Flávia Silvia, que é Coordenadora de Serviços da rede Ilumno da UVA, me ajudou a tomar a decisão. Fiquei 15 dias na “International House”, colégio com turmas de inglês e espanhol. À tarde faziamos passeios para conhecer partes da cidade. Voltei muito mais focada e com vontade de realizar novos projetos, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Quem tiver a oportunidade de fazer intercâmbio, eu aconselho que vá. No primeiro dia de viagem eu tinha muita dificuldade de pronúncia, mas durante a experiência pude me
adaptar ao espanhol”, relata Paula Theiss, estudante de administração e funcionária da pró-reitoria da Universidade Veiga de Almeida.
Luiza Esteves – 4º Período

0 comentário em “Investindo no Futuro”