O Museu de Arte do Rio é um espaço dedicado para à arte e à educação. Situado na Praça Mauá, o espaço traz exposições completamente voltadas para a fotografia, como: “Evandro Teixeira: A Constituição do Mundo”, que conta a trajetória dos quase 60 anos de carreira do fotógrafo, e a exposição “Ângulos da Notícia – 90 anos de fotojornalismo do Globo”, que apresenta um percurso através do rico arquivo fotográfico do O Globo. As fotos abrangem os principais temas jornal, em especial, sua dedicação ao Rio de Janeiro.
Ao longo do tempo, o jornal O Globo registrou momentos históricos com apenas um click. As fotografias foram, sem dúvidas, a narrativa mais marcante. E neste ano, o jornal comemora os 90 anos de fotojornalismo. Nas paredes, estão estampados trechos escritos por jornalistas que contribuíram para a história do Jornal. “As fotos desta exposição atestam isso: cobrem jornalisticamente, as muitas caras que a cidade foi adquirindo a cada etapa da invenção… Sim, o Rio é maravilhoso, mas não é perfeito. Que o digam sobre tragédias, algumas inevitáveis, outras não…”, conta João Máximo, jornalista, escritor, pesquisador, crítico musical e repórter especial do Globo.
Atrelado ao fotojornalismo, o MAR, também evidência a trajetória do fotógrafo Evandro Teixeira, que iniciou no jornal carioca “Diário da Noite” (1958), e passou quase cinco décadas no “Jornal do Brasil”. Suas atuações possibilitaram que ele se tornasse parte significativa de nosso imaginário do Rio de Janeiro e sobre o Brasil. Evandro é reconhecido mundialmente pelas suas fotos, que foram exibidas em diversos museus do mundo, como Belas Artes de Zurique, na Suíça; Museu de Arte Moderna La Tertulha, Colombia; e do MASP, em São Paulo.
As obras trazidas ao público representam a capacidade do fotojornalista de mover-se no interior da notícia para construir a imagem e experiência dos fatos. Tendo no perfil características verídicas e urbanas, seus cliques buscam atravessar aspectos diversos da vida cotidiana, como o universo da praia, a musica, esportes, manifestações ao longo da ditadura militar, além de ampliar seu olhar para outros países, como a cobertura fotográfica feita na morte do poeta chileno Pablo Neruda.
A obra de Evandro Teixeira atua a contrapelo do “instante decisivo” da fotografia. Sua capacidade de estar diante não é pelo sentido da oportunidade de Cartier/Bresson de “estar no lugar certo, na hora certa”, mas de compreender como deve mover-se no interior da notícia para construir a imagem e a experiência dos fatos. ” Ele faz da fotografia um ato diário de resistência à opacidade do mundo, íntimo e imbuído de identificação”, explica o curador Paulo Herkenhoff da exposição.
O MAR é uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria a Fundação Roberto Marinho e a exposição do fotojornalista reafirma o espaço dedicado a fotografia, contendo também uma mostra sobre ”Kurt Klagsbrunn, um fotografo humanista no Rio (1940-1960)”, sendo o marco inicial do programa. O espaço contém também ”Ângulos da Notícia – 90 anos de fotojornalismo em O Globo”. Manoel Cabral, historiador, visitou pela primeira vez as exposições, prometendo voltar, “É bem bacana, além de ser um gênio, suas obras mostram a realidade nua e crua do povo brasileiro”.
Raquel Maia- 6º Período
Rodrigo Soares- 4º Período
Thiago Carvalho- 4º Período
João Vitor Barros- 4º Período
0 comentário em “Fotojornalismo em evidência”