Participe da notícia

Fotojornalismo em evidência

O Museu de Arte do Rio é um espaço dedicado para à arte e à educação. Situado na Praça Mauá, o espaço traz exposições completamente voltadas para a fotografia, como: “Evandro Teixeira: A Constituição do Mundo”, que conta a trajetória dos quase 60 anos de carreira do fotógrafo, e a exposição “Ângulos da Notícia – 90 anos de fotojornalismo do Globo”, que apresenta um percurso através do rico arquivo fotográfico do O Globo. As fotos abrangem os principais temas jornal, em especial, sua dedicação ao Rio de Janeiro.

Ao longo do tempo, o jornal O Globo registrou momentos históricos com apenas um click. As fotografias foram, sem dúvidas, a narrativa mais marcante. E neste ano, o jornal comemora os 90 anos de fotojornalismo. Nas paredes, estão estampados trechos escritos por jornalistas que contribuíram para a história do Jornal. “As fotos desta exposição atestam isso: cobrem jornalisticamente, as muitas caras que a cidade foi adquirindo a cada etapa da invenção… Sim, o Rio é maravilhoso, mas não é perfeito. Que o digam sobre tragédias, algumas inevitáveis, outras não…”, conta João Máximo, jornalista, escritor, pesquisador, crítico musical e repórter especial do Globo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Atrelado ao fotojornalismo, o MAR, também evidência a trajetória do fotógrafo Evandro Teixeira, que iniciou no jornal carioca “Diário da Noite” (1958), e passou quase cinco décadas no “Jornal do Brasil”. Suas atuações possibilitaram que ele se tornasse parte significativa de nosso imaginário do Rio de Janeiro e sobre o Brasil. Evandro é reconhecido mundialmente pelas suas fotos, que foram exibidas em diversos museus do mundo, como Belas Artes de Zurique, na Suíça; Museu de Arte Moderna La Tertulha, Colombia; e do MASP, em São Paulo.

As obras trazidas ao público representam a capacidade do fotojornalista de mover-se no interior da notícia para construir a imagem e experiência dos fatos. Tendo no perfil características verídicas e urbanas, seus cliques buscam atravessar aspectos diversos da vida cotidiana, como o universo da praia, a musica, esportes, manifestações ao longo da ditadura militar, além de ampliar seu olhar para outros países, como a cobertura fotográfica feita na morte do poeta chileno Pablo Neruda.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A obra de Evandro Teixeira atua a contrapelo do “instante decisivo” da fotografia. Sua capacidade de estar diante não é pelo sentido da oportunidade de Cartier/Bresson de “estar no lugar certo, na hora certa”, mas de compreender como deve mover-se no interior da notícia para construir a imagem e a experiência dos fatos. ” Ele faz da fotografia um ato diário de resistência à opacidade do mundo, íntimo e imbuído de identificação”, explica o curador Paulo Herkenhoff da exposição.

O MAR é uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria a Fundação Roberto Marinho e a exposição do fotojornalista reafirma o espaço dedicado a fotografia, contendo também uma mostra sobre ”Kurt Klagsbrunn, um fotografo humanista no Rio (1940-1960)”, sendo o marco inicial do programa. O espaço contém também ”Ângulos da Notícia – 90 anos de fotojornalismo em O Globo”. Manoel Cabral, historiador, visitou pela primeira vez as exposições, prometendo voltar, “É bem bacana, além de ser um gênio, suas obras mostram a realidade nua e crua do povo brasileiro”.


Raquel Maia- 6º Período
Rodrigo Soares- 4º Período
Thiago Carvalho- 4º Período

João Vitor Barros- 4º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Fotojornalismo em evidência

Deixe um comentário