CRONOGRAMA APERTADO PARA A CONCLUSÃO DAS OBRAS DO BRT TRANSOLÍMPICA
Há menos de um ano do maior evento esportivo do planeta, as obras seguem a todo vapor, porém longe de seu termino. Em 5 agosto de 2016, a cidade deverá estar pronta para o início dos Jogos Olímpicos. Com o prazo se estreitando, a preocupação é latente, visto que uma das principais obras de mobilidade urbana que ligará os centros olímpicos da Barra da Tijuca à Deodoro apresenta atraso iminente.
Em maio deste ano, a prefeitura do Rio acionou o Consórcio Via Rio S.A. a dar explicações sobre o atraso nas obras do corredor expresso Transolímpica. As vias são construídas por via de PPPs -Parcerias-público-privadas-, entretanto o serviço de pavimentação segue a passos lentos. Conforme publicação no Diário Oficial, a Subsecretaria de Obras e Projetos Viários da Empresa Olímpica intimou o consórcio a iniciar imediatamente a implantação do asfalto.
Os atrasos acontecem desde o inicio das obras. Após a assinatura da PPP, o projeto precisou ser revisto. As mudanças afetaram o traçado, adaptando-o ao novo custo do projeto – R$ 2,1 bilhões, economizando em indenizações e reduzindo a necessidade da retirada dos moradores e maiores intervenções na região.
A Empresa Olímpica Municipal, afirmou que as obras seguem seu fluxo normal e está dentro do prazo previsto, o 2º trimestre de 2016. O corredor BRT Transolímpica irá transportar em média 70 mil pessoas ao dia. A viagem do trecho Barra-Deodoro será reduzida em 54%. O corredor contará com 17 estações em 26 Km de extensão se integrando com a Transcarioca em Curicica, a Transoeste no Recreio dos Bandeirantes e aos trens da SuperVia em Deodoro.

Atualmente outros dois corredores BRTs já operam, a Transoeste liga Campo Grande-Santa Cruz à Barra da Tijuca no Terminal Alvorada. Lá, os passageiros podem seguir viagem na Transcarioca que vai até o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Em 2016, a Transoeste sairá da Alvorada até o Jardim Oceânico, fazendo integração com o metrô da nova Linha 4. Depois das Olimpíadas a prefeitura promete entregar a Transbrasil, completando assim o projeto de mobilidade urbana da cidade.
Vinícius Fernandes- 4º Período

0 comentário em “Imagina em 2016”