Nesta quinta-feira (01), aconteceu na Universidade Veiga de Almeida – Campus Tijuca, o evento do curso de Turismo, organizado pela coordenadora, Selma Azevedo, em homenagem ao dia do profissional de turismo. Em celebração, foi realizada uma palestra que tinha como objetivo apresentar a importância da capacitação para o profissional, as atividades turísticas, o mercado de trabalho e o aprimoramento na área.
O debate, contava com quatro ex-alunos como convidados. O primeiro a se apresentar foi o Henrik Miranda, que explicou um pouco sobre o projeto em que participou, no qual teve que viajar ao redor do mundo, como Escócia e França. Como nem tudo são flor. Henrik contou para os alunos um pouco das dificuldades em que passou, como a saudades de casa, o estranhamento do clima e cultura locais e a língua falada de cada país, mas também o quanto o aprendizado adquirido nesse tempo foi importante para a sua carreira, aperfeiçoamento do inglês, as novas perspectivas de trabalho dentro da área e o crescimento pessoal.

Roberta Vieira colocou em evidência o funcionamento do mercado de trabalho, mostrando como um intercâmbio aprimora em um currículo e a importância de dominar outras línguas, além do português. A profissional foi escolhida para ser voluntária nos jogos olímpicos do Rio 2016, sendo a responsável pela área administrativa onde fazia a preparação do evento. Já a Nathalia Pagy, que teve seu primeiro emprego na JBM turismo, mostra que a experiência é fundamental no ramo e ainda mostra a importância não só do turismo, mas também do marketing, no seu dia-a-dia.
No fim do evento, Hamilton Carrillho, dono da empresa HC Turismo e Eventos, tinha como objetivo mostrar essa “experiência contrária”, ou seja, começar no trabalho prático antes, para depois adquirir o conhecimento acadêmico, conceitual. Ele argumentou o quanto viajar engrandece os estudantes. “Faça qualquer tipo de trajeto, seja internacional, nacional, municipal ou estadual. O importante é conseguir poder de estudo”, acrescenta o turismólogo.
A coordenadora do curso entende que os convidados, conseguiram desenvolver com facilidade suas experiências de comportamento no mercado de trabalho, as vivências obtidas, e, o que o estudante de turismo pode absorver de melhor nesse tempo de faculdade. “O fechamento que faço desse evento foi à importância deles mostrarem para os estudantes o quanto é necessário o amadurecimento para que possam ingressar no mercado de trabalho”, conclui Selma Azevedo.
Por: Rodrigo Soares e João Vitor Barros
0 comentário em “O Turismo de amanhã”