Durante dez dias, Petrópolis foi o palco de música animada, dança e comidas típicas italianas. Com a famosa Serra Serata, promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, em parceria com a Casa D’Italia Anita Garibaldi e com o apoio do Instituto Italiano de Cultura no Rio de Janeio (IICRIO) e Consulado Geral da Itália, o povo petropolitano junto de visitantes da cidade turística celebraram a contribuição cultural, social e econômica italiana. “Nós precisamos valorizar a comunidade italiana da nossa cidade. É uma festa com um impacto muito grande para o turismo e a economia da nossa cidade,” disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Trazendo os nomes de Serra, que constitui uma espécie de marca geográfica da identidade petropolitana, e Serata, que em italiano remete de forma festiva a um período da noite, o evento deste ano trouxe como tema o “Teatro e Poesia”, fazendo homenagens a dois ícones da literatura, os poetas Dante Alighieri e Raul de Leoni, junto de decorações temáticas, intervenções teatrais e sessões de filme no centro cultural da cidade. “A expectativa é a de que 80 mil pessoas aproveitem toda a programação gratuita dos dez dias de festa, que inclui muita música, dança, teatro e comidas típicas,” disse Evany Noel, presidente interina da FCTP.
Desde 2013, o evento ocorre no Palácio de Cristal, onde teve a sua abertura oficial às 19h do dia 4 de setembro, marcada pelo show “Anima & Cuore” com o cantor Luciano Bruno. Nos demais dias, o Palácio vestido de verde, vermelho e branco permaneceu aberto atraindo quem passasse para experimentar um pouco da Itália. Mas toda Petrópolis aderiu o evento, o Senac, por exemplo, disponibilizou oficinas de gastronomia gratuitas e filmes como “A vida é bela”, “Casanova e a revolução”, “O primeiro que disse” foram exibidos na sala de cinema Humberto Mauro no Centro Cultural Raul de Leoni.

Danças folclóricas, oficina de confecção de máscaras, concurso de poesia, recreação infantil, esquetes teatrais, bandas marciais, concertos e a clássica gôndola no jardim foram outras das atrações oferecidas para o público. O festival foi concluído no Theatro Dom Pedro às 17h pelo espetáculo de Andrea Marvelli Trio. Com a entrada para o show sendo apenas 1kg de comida não perecível, a população aproveitou a música do italiano que veio se apresentando com sucesso em cinco continentes há mais de 30 anos, tendo gravado dezenas de álbuns, além de colaborar em trilhas sonoras de filmes de sucesso. Além de Andrea, Rafael Vernet e Alberto Continentino apresentaram um espetáculo com muitos arranjos de jazz da música de Ennio Morricone, Nino Rota, Antônio Carlos Jobim, Bruno Martino, do próprio Andrea Marcelli, dentre outros.
Com um terço do povo petropolitano descendente dos primeiros imigrantes italianos e os outros dois terços de culturas variadas, como a alemã e japonesa, eventos como a Bauerfest, o Bunka-sai e a Serra Serata continuam crescendo para manter viva uma cultura que construiu a sociedade atual, não apenas a de Petrópolis, mas do Brasil. O crescimento dessas festas não expande a cidade apenas culturalmente, mas de acordo com o vereador Thiago Damaceno, também criando empregos, renda e mais oportunidades para a população.
Junno Sena
Imagens cedidas pela Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis
PARABÉNS!!! Excelente iniciativa, gostei muito.