Esporte

Santa Cruz vence e volta a disputar Série B do Brasileirão

Com classificação garantida, Tricolor disputará vaga na Série A no ano do centenário (Foto: Divulgação / Site Oficial Santa Cruz)
Jogadores do Santa Cruz comemoram gol da classificação contra o Betim (Foto: Divulgação / Site Oficial Santa Cruz)

Seis anos. Precisos 2.172 dias. E o Santa Cruz está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro. Empurrado por mais de 60 mil torcedores, que lotaram o Arruda, em Recife (PE), o Tricolor Pernambucano sofreu, mas venceu o Betim por 2 a 1 neste domingo (3), com gols de André Dias e Flávio Caça-Rato (Max marcou para os mineiros), e conquistou a última vaga para a segunda divisão da principal competição de futebol do país. Antes, Sampaio Corrêa, Luverdense e Vila Nova já haviam garantido o acesso.

O Santa entrou em campo com a vantagem do empate, já que havia vencido a primeira partida, em Minas Gerais, por 1 a 0. A falta de necessidade da vitória foi, porém, ignorada pelos atletas do time da casa, que começou ofensivo. Nos cinco minutos iniciais, o Tricolor criou duas boas oportunidades, com o meia Dedé, interceptado na hora da finalização, e o atacante André Dias, que errou o chute após boa tabela com Siloé.

A ofensividade do Santa Cruz deixava brechas para que o Betim pudesse, em contra-ataques, encontrar suas oportunidades de gol. Aos 12 minutos, André Dias avançou do campo defensivo, após falha de Siloé, e ficou cara a cara com o goleiro Tiago. Sandro Manoel teve que se desdobrar para evitar que a equipe mineira abrisse o marcador. Logo na sequência, Marion deixou o Arruda em silêncio após finalizar na rede pelo lado externo da rede. Foi apenas um susto aos torcedores corais.

O Santa Cruz mostrou certa surpresa com a atitude dos rivais fora de casa e tinha dificuldade na marcação do Betim. O técnico Vica pedia calma aos jogadores da beira do gramado. O conselho foi seguido em parte. André Dias, em duas oportunidades, levantou novamente a torcida, em uma cabeçada e um chute perigoso à meta adversária. Se o ataque do Santa havia novamente levado perigo ao gol de Felipe Sanchez, Marion, do outro lado, continuava provocando sustos nos mais de 60 mil espectadores no Arruda. Para o segundo tempo, ambos os treinadores tinham muito o que aconselhar seus atletas.

Logo no primeiro minuto, André Dias chutou, mas Felipe fez grande defesa. O Arruda virou, novamente, um caldeirão. O Betim, contudo, precisava do resultado, e respondeu com Wesclei aos seis. Aos 12 minutos, o momento que, certamente, nenhum dos presentes, para bem ou para mal, no Mundão do Arruda esquecerá. André Dias aproveitou passe de Everton Sena em cobrança de falta ensaiada e finalizou para o fundo do gol. 1 a 0 para o Santa e a massa indo à loucura. O Betim era guerreiro de qualquer forma. Era vencer ou vencer e os mineiros não se deixaram abater pelo gol sofrido. Tanto que o lateral Max deixou tudo igual aos 20 minutos e diminuiu a euforia dos tricolores.

Os 25 minutos restantes pareceriam eternos para o Santa Cruz, e ligeiros para o Betim. O equilíbrio voltou a ser a característica principal do duelo. Pelo menos até os 42 minutos do segundo tempo, quando Flávio Caça-Rato, que começou na reserva, virou herói. Em cruzamento para a área, o atacante escorou de peixinho para o fundo das redes e decretou o retorno do Santa Cruz à Série B no ano de seu centenário.

Após o jogo, o técnico tricolor Vica, contratado em agosto desse ano, destacou o profissionalismo do time do Santa Cruz e elogiou a torcida coral.

Hélio Rodrigues – Jornalismo Digital – 6º período

0 comentário em “Santa Cruz vence e volta a disputar Série B do Brasileirão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s