Entretenimento

Fim de semana, sol e skate

Sábado de sol na cidade. Dia típico para os cariocas irem à praia. Para os ferrenhos skatistas, não. Inaugurado há um ano, o Parque de Madureira atrai cidadãos de vários bairros para aproveitar as opções de lazer que lá foram feitas. Dentre elas, uma pista de skate, grande e bem disposta, na qual, jovens, crianças e adultos, se divertem ao realizar manobras dos mais variados estilos.

E não são só os cariocas “da gema” que aproveitam um pouco dos 104 mil m² de área limpa e verde em plena Zona Norte da cidade. Morador de Araruama, Jean Moura, de 18 anos, é a prova que a gigante pista de skate está famosa em todo o Estado. “Eu não pude vim na inauguração, mas consegui aparecer uma semana depois”. Junto com ele, vieram mais 22 pessoas, todas da Região do Lagos para aproveitarem o lugar.

E ele tem motivos para vir de longe. Batizada de Skate Park Jorge Luiz Souza “Tatu”, em homenagem a um dos propulsores do skate carioca, ela é a segunda maior pista do Brasil, perdendo só para a de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Contudo, é considerada a mais moderna e funcional. Com isso, Jean teça os próprios elogios. “Essa pista é excelente. Tem tudo o que a gente pode imaginar”.

Pista de skate
Pista de skate

O “tudo” dele são um bank, um grande bowl e uma pequena ladeira para downhill. Além disso, uma ampla área para street (com escadas, corrimões e inúmeros obstáculos), o que atende a todos os níveis de prática. Parece pouco, mas comparada a pista que a Carolina de Andrade, de 19 anos, andava em Sepetiba, onde mora, é muito. “Lá tem uma mini ramp muito ruim, então é complicado para andar”, afirma.

Além de ser um ótimo lugar para praticar, o Skate Park é um novo ponto de encontro dos jovens para conhecer novas amizades e o preconceito dos homens com as mulheres, não acontece por aqui. Carolina fala, aos risos, o motivo. “Aqui é tranquilo. Os garotos até ajudam a gente. Andamos todos misturados”.

A promessa é que não só praticantes amadores utilizem a pista. Os profissionais também têm o direito, e até o dever, de mostrar tudo o que sabem para os iniciantes. Em entrevista ao jornal O Globo, Bob Burnquist comenta a nova “casa” do skate brasileiro: “Esta pista vai ser frequentada por skatistas profissionais de todo Brasil e do mundo. Andar com talento em volta te faz crescer e evoluir. Vamos ter um boom de skatistas cariocas de alto nível. Parabéns ao Rio!”.

Futuros skatistas profissionais
Futuros skatistas profissionais

O Skate Park não é a única atração do Parque de Madureira. Todo mês, diversos espetáculos acontecem lá, como peças de teatro e shows. Para saber mais, basta acessar a fan Page no Facebook e aproveitar.

Guilherme Ishii – Jornalismo Digital – 5º período

0 comentário em “Fim de semana, sol e skate

Deixe um comentário