Sociedade

Feriados causam prejuízo ao comércio

O que todo brasileiro quer é um feriado na semana para poder descansar, principalmente se for enfocar a sexta ou a segunda-feira, mas para os comerciantes é uma perda grande.  O excesso de feriados e os tradicionais pontos facultativos prolongados, comuns à cultura brasileira, provocam sérios prejuízos à economia.

 
Pesquisas realizadas recentemente pela FIRJAN, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, comprovam que as perdas podem chegar até duzentos milhões de reais por ano. “Os feriados nacionais caem majoritariamente em dias de semana. Especialmente nas terças e quintas-feiras, acabam levando a enforcamentos, o que faz com que os negócios deixem de ser realizados nesses dias. A gente perde ainda mais atividade econômica”, diz o economista Fernando Magalhães.

 
Ao todo são computados 15 feriados a mais, sendo que somente um cairá domingo em 2009. Por isso o governo resolveu antecipar ou adiar alguns feriados que não caem na segunda ou sexta-feira. Diferentemente do ano de 2008 dos 11 feriados nacionais quatro caíram nos fins de semana.

 
Para alguns trabalhadores é um dia para ser aproveitado, mas para aqueles que ganham por comissão é um prejuízo, pois o salário será menor do que o esperado. “Feriado é tudo de bom, aproveito bastante, pois no dia seguinte terei que trabalhar em dobro” afirma Bruna Tavares, balconista. Já para Leonardo Costa, vendedor “quando o mês tem feriado, me programo para não gastar muito, pois não tenho salário fixo e ganho por comissão nas vendas, aí sei que meu salário virá menor”.

 
A Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) conseguiu juntamente com a ALERJ(Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) criar e neste ano foi aprovada uma lei que proíbe a criação de novos feriados. Mas só isso não basta: eles querem também outra emenda ara diminuir alguns dias santos.

Ana Clara Missiba

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Feriados causam prejuízo ao comércio

Deixe um comentário