Os jovens de regiões carentes ganharam uma nova oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Começou a funcionar no mês passado no Shopping Tijuca o Projeto Conexão, uma parceria entre o Comitê para Democratização da Informática (CDI) e o Rede Cidadã, que encaminha jovens, que possuam entre 18 e 35 anos e Ensino Médio completo ou cursando, a empresas interessadas no aproveitamento de novos profissionais. A Rede Cidadã é uma organização que atua na formação de redes, focadas no processo de articulação e de sinergia entre governos, empresas e entidades da sociedade civil, em torno de objetivos ou agendas comuns. O Comitê para Democratização da Informática é uma organização não-governamental que utiliza a tecnologia como ferramenta para combater a pobreza e a desigualdade.
O processo para participação no programa é simples. O candidato pode procurar o Comitê, localizado no piso G6 do Shopping Tijuca e preencher uma ficha com seus dados pessoais. O segundo passo será a realização de uma prova de nível do 1º Ano do Ensino Médio, com questões de matemática, português e redação. O jovem assistirá, então, palestras sobre como deve ser sua postura numa entrevista, para em seguida passar por uma simulação de dinâmica de grupo e entrevistas. Após esse processo preparatório, o jovem faz um teste vocacional e é encaminhado às vagas disponíveis.
Mas não são somente os candidatos às vagas que beneficiam-se com o Projeto. Empresas de qualquer porte interessadas em fazer a diferença no quesito responsabilidade social podem buscar profissionais no Conexão, bastando preencher uma ficha na qual a empresa deve informar o perfil necessitado para que os candidatos sejam encaminhados para entrevistas. Bianca Marcenes, Assistente de Projetos do Conexão, lembra: “É importante que a empresa esteja preocupada na inserção de jovens com menos oportunidades no mercado de trabalho. O projeto não é um balcão de empregos, é uma ONG dedicada a mudar a vida das pessoas e inseri-las no mercado de trabalho e, consequentemente, na sociedade”.
O Comitê para Democratização da Informática recebe doações de computadores e atua em 10 países, tendo feito diferença na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas. No núcleo Tijuca, oferece à comunidade o curso “Informática para Iniciantes”, ao custo de apenas R$ 5,00. O contato com o Projeto pode ser feito diretamente no Shopping Tijuca (Av. Maracanã, 987, piso G5), por meio do site http://conexaocdirc.blogspot.com ou ainda pelo telefone 2567-9047.
Raquel Halfeld
0 comentário em “Projeto encaminha jovens ao mercado de trabalho”