Como parte de um acordo entre a PUC e o Comunique-se, no dia 24 de setembro ocorreu a palestra “Jornalismo em áreas de Conflito”, com Dan Williams, correspondente da Reuters em Jerusalém, que já cobriu vários acontecimentos no Oriente Médio.
“A única verdade que um jornalista pode confiar é a que ele vê”. Dando vários conselhos para estudantes e profissionais que estavam no evento, Williams também comentou sobre como, em uma situação de perigo, é preciso sempre prestar atenção no que está ao redor, sem confiar apenas no que as pessoas lhe comunicam.
Durante a palestra, Williams também mostrou o conflito Israel x Irã; como o Oriente Médio está atualmente, e como esta parte do mundo está sofrendo uma mudança lenta em que, de acordo com ele, “ainda não é imediato, mas a estabilidade está se tornando mais importante que a religião”. E após este comentário, o jornalista falou que a paz vende, mesmo com a população mundial pensando que o Oriente Médio é apenas um local com vários conflitos.
Outro tópico do evento foi a questão do programa nuclear no Irã, pois mesmo tendo conflitos no país, os habitantes realmente acreditam que merecem um programa nuclear, para que assim tenham mais energia elétrica. Sendo que Williams apontou uma controvérsia, “o Irã já tem bastante energia petrolífera, então para que a energia nuclear?”
Perto do final, Williams falou que mesmo estando em um local de risco a situação em que os jornalistas estavam era bem melhor do que ele imaginava e que não é preciso ter tanto medo desses lugares, pois “o trabalho de um jornalista é dar outras abordagens sobre o que está acontecendo”.
Bruno Figueiredo • 8º período
0 comentário em “O Jornalismo em áreas de Conflito”