Com a vida agitada, é muito difícil conciliar estudo, trabalho, família e amigos. Sendo muito complicado, por exemplo, encarar uma faculdade. E a Educação a Distância vem resolver esse problema. Ela é utilizada há muito tempo, mas foi com o advento da internet que o ensino a distância tornou-se forte na democratização do ensino no Brasil possibilitando a expansão do ensino em locais de difícil acesso.
Usando a internet, instituições de ensino superior têm promovido o ensino a distância por meio de núcleos, possibilitando ao aluno uma melhor flexibilidade, permitindo o estudo em melhor ritmo e horário bastando apenas ter acesso a um computador e a internet. “A facilidade de estudar sem ir a faculdade é muito boa” segundo Leticia Melo – Aluna da Universidade Veiga de Almeida.
Desde 2001, a UVA disponibiliza através do NEAD oito disciplinas: Metodologia Científica, Empreendedorismo, Ciências Ambientais, Comunicação Oral e Escrita, Filosofia, Sociologia, Saúde Coletiva e Direito Ambiental “Já fiz Três matérias on line e agora estou cursando Empreendedorismo, e gosto muito” declara Gabriel Ribeiro Aluno da UVA. O sistema UVA ONLINE oferece ferramentas de interação e entre estudantes, professores e monitores com um suporte interativo, esclarecendo qualquer dúvida na utilização do ambiente virtual. “Não existe dificuldade no uso do sistema. Tudo é bem prático” diz Sandro Miranda – Aluno da UVA. Todo suporte é dado para que haja qualidade e melhor aprendizagem do ensino. A Universidade tambem disponibiliza através de um convênio com a Universidade Virtual Brasileira (UVB), o Curso de Graduação a Distância de Administração de Empresas, autorizado pelo MEC.
“O crescimento do uso da internet como ferramenta de ensino é notório” segundo Ilene Pessoa Coordenadora do NEAD. Em média quatro mil alunos são escritos por semestre nas matérias on line e graduação a distância. São mais de vinte mil matriculas desde a criação do ambiente virtual. O bom resultado da educação a distância também é graças a qualidade do ensino. O sucesso é tanto que o NEAD lançará em breve o curso de Pós-graduação em Planejamento de Gestão Ambiental e mais cursos de graduação pela própria faculdade.
Diego Vicente – Jornalimo – 7º período
0 comentário em “Universidades apostam em tecnologia digital”