Geral

Apresentações artísticas e oficinas culturais na Praça Afonso Pena divertem jovens e adultos

Jogo da Memória - Bondinho

Um dia de sol e muita animação marcou o fim de semana da Pracinha Afonso Pena no domingo, 24 de maio. O que não faltava eram crianças a se divertir entre as diversas barraquinhas montadas pelo Instituto Tear, em um evento que é produzido anualmente para divulgar a cultura e resgatar antigas brincadeiras infantis na região.

O Tear é uma escola de formação que atua desde 1980 nos campos da Educação, Arte e Cultura. Tornou-se Instituto no ano de 2002, com a finalidade de dar suporte a projetos sociais. No Tear, várias oficinas culturais se formaram e hoje o Instituto apóia diversos projetos que esbanjam criatividade.

Dentre as barraquinhas que mais se destacaram, estava a barraca do Troca. Nela Elisa Moreno, da Cia. Cirandeira, um dos projetos que nasceu dentro do Tear, trocava, com quem estivesse disposto, um sonho. O objetivo era que as pessoas contassem um de seus sonhos e recebesse outro em troca, sendo este, um sonho de padaria. A brincadeira, além de render bons risos, era uma delícia.

“O objetivo é divertir mesmo, é isso que a Cia. Cirandeira faz. Nós produzimos espetáculos, ministramos aulas e oficinas para crianças e adolescentes. Inclusive montamos um espetáculo, se chama Marias Brasilianas”, explica Elisa.

Andando pela pracinha ainda era possível esbarrar em um pé de livro, uma árvore repleta de livrinhos que podiam ser colhidos pelas crianças. Aos pés da árvore, o famoso Boi Bumbá servia de descanso para os mais preguiçosos.

Árvore de livros

De acordo com Marisa Egrejas, uma das coordenadoras do Instituto Tear, eram dez barracas montadas com professores do próprio Instituto e algumas outras representadas pelos parceiros – escolas públicas convidadas, oficinas culturais e projetos sociais. Dentre alguns dos participantes estavam a Casa Ronald Mcdonald e a Escola Municipal Benedito Ottoni.

“Somos parceiros desde o ano passado, ano em que comemoramos 90 anos de ensino. Para participar montamos uma adaptação do livro ‘Será o Benedito’ para o projeto Grande Tijuca, do Tear”, explica a diretora Elizabeth Magalhães, da Escola Municipal Benedito Ottoni.

Para pais e filhos o evento foi motivo de descontração e lazer. “Eu estou achando maravilhoso! Ótima divulgação para o projeto do Instituto Tear. Minha filha já participou de várias oficinas e encontrou coleguinhas. Ela não estava muito empolgada, mas quando chegou e viu as brincadeiras se divertiu muito, e eu também”, conta Maristela Fittipaldi, mãe de Clara, de 7 anos.

Valéria Cesário • Jornalismo • 7º período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Apresentações artísticas e oficinas culturais na Praça Afonso Pena divertem jovens e adultos

Deixe um comentário