Geral

Os desafios do jornalismo esportivo na 5ª SeCom

imagem-005

 
A Universidade Veiga de Almeida recebeu em sua 5ª semana de comunicação os jornalistas Leandro Lacerda, repórter e apresentador das rádios Globo e CBN, e Diogo Aida, assessor de imprensa de jogadores e técnicos de futebol, que trabalhou nos jornais O Dia, A Notícia e Extra. Na palestra foram discutidos o trabalho do jornalista esportivo e os desafios para obtenção de uma matéria.

Leandro Lacerda explicou a demanda em relação ao jornalismo esportivo. Ele acrescenta que o jornalista, para conseguir uma vaga no mercado de trabalho, precisa ser criativo, pois nem sempre o que foi planejado sai conforme o previsto. Hoje, rádios realizam promoções em que estudantes podem ser repórteres esportivos por um jogo. Segundo Lacerda, “esse tipo de promoção serve para que o estudante tenha um maior envolvimento com a área. Acho que outras empresas de comunicação deveriam promover esse estilo de promoção”, acrescenta.

Diogo Ainda mostrou que o jornalista que deseja ir para a área esportiva deve estar por dentro de outras áreas e não apenas futebol. Para o assessor de imprensa, “o profissional da área esportivo deve entender outros assuntos, pois acontecem imprevistos e este tem de cobrir outras áreas. O mercado de trabalho pede isso e o jornalista precisa mais formas de conseguir fontes e, assim, ter mais acesso às informações”.

Os jornalistas ainda deram destaque aos casos inusitados nas suas respectivas áreas. Um deles foi quando o narrador da rádio Globo estava narrando em estúdio, ou seja, tendo a mesma imagem da televisão e aconteceu um gol onde a TV não mostrou, por estar passando um replay, causando uma estranheza ao ouvinte. 

Lacerda e Aida acrescentam que o mercado para o jornalista é difícil, mas o estudante deve mostrar que é o profissional mais adequado para a empresa. “Hoje é difícil, mas existem vagas para aqueles que são muitos bons. Se você é, com certeza, o mercado vai te contratar”, afirmam. 

 
Richard Hollanda • 7º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Os desafios do jornalismo esportivo na 5ª SeCom

Deixe um comentário