A Universidade Veiga de Almeida recebeu em sua 5ª semana de comunicação os jornalistas Leandro Lacerda, repórter e apresentador das rádios Globo e CBN, e Diogo Aida, assessor de imprensa de jogadores e técnicos de futebol, que trabalhou nos jornais O Dia, A Notícia e Extra. Na palestra foram discutidos o trabalho do jornalista esportivo e os desafios para obtenção de uma matéria.
Leandro Lacerda explicou a demanda em relação ao jornalismo esportivo. Ele acrescenta que o jornalista, para conseguir uma vaga no mercado de trabalho, precisa ser criativo, pois nem sempre o que foi planejado sai conforme o previsto. Hoje, rádios realizam promoções em que estudantes podem ser repórteres esportivos por um jogo. Segundo Lacerda, “esse tipo de promoção serve para que o estudante tenha um maior envolvimento com a área. Acho que outras empresas de comunicação deveriam promover esse estilo de promoção”, acrescenta.
Diogo Ainda mostrou que o jornalista que deseja ir para a área esportiva deve estar por dentro de outras áreas e não apenas futebol. Para o assessor de imprensa, “o profissional da área esportivo deve entender outros assuntos, pois acontecem imprevistos e este tem de cobrir outras áreas. O mercado de trabalho pede isso e o jornalista precisa mais formas de conseguir fontes e, assim, ter mais acesso às informações”.
Os jornalistas ainda deram destaque aos casos inusitados nas suas respectivas áreas. Um deles foi quando o narrador da rádio Globo estava narrando em estúdio, ou seja, tendo a mesma imagem da televisão e aconteceu um gol onde a TV não mostrou, por estar passando um replay, causando uma estranheza ao ouvinte.
Lacerda e Aida acrescentam que o mercado para o jornalista é difícil, mas o estudante deve mostrar que é o profissional mais adequado para a empresa. “Hoje é difícil, mas existem vagas para aqueles que são muitos bons. Se você é, com certeza, o mercado vai te contratar”, afirmam.
Richard Hollanda • 7º Período
0 comentário em “Os desafios do jornalismo esportivo na 5ª SeCom”