Considerada a maior floresta artificial do mundo e também a maior em área urbana, a Floresta da Tijuca tornou-se famosa por ser um dos pontos turísticos mais procurados do país e também por possuir as mais encantadoras e emocionantes trilhas já percorridas.
Além de abrigar uma diversificada flora e fauna e de ser uma área de lazer pela qual se pode passear a pé, de bicicleta ou de automóvel, ela é muito procurada por possuir diversas trilhas onde as pessoas podem ficar um pouco mais próximas da natureza.
Por isso, para realizar essa atividade e percorrer as trilhas da Floresta da Tijuca é imprescindível a companhia de um guia turístico que conheça todo o trajeto ou então a presença de um instrutor especializado em caminhadas ecológicas.
A assessoria da Floresta da Tijuca afirma que a companhia dos instrutores nas caminhadas é disponibilizada a qualquer momento e que é necessária para que o visitante não se perca e acabe transformando seu passeio em um verdadeiro pesadelo.
Porém, nem sempre a atitude de procurar esses profissionais é tomada e, com isso, muitas pessoas acabam se arriscando em andar pela floresta sozinhas e acabam se perdendo. O analista de sistemas Raphael Francisco diz que não existe nada pior no mundo do que ficar perdido, principalmente no meio da Floresta da Tijuca. “Passei os piores momentos da minha vida enquanto fiquei perdido lá. As pessoas, principalmente os jovens, acham que sabem de tudo e que são capazes de fazer esse passeio sozinho. Mentira. É terminantemente necessário que uma pessoa experiente em trilhas nos acompanhe nessa aventura. E não adianta achar que somente as placas irão ajudar, pois um passo errado coloca tudo a perder. E com isso, você fica lá perdido no meio do nada sem saber o que fazer”.
Na Floresta da Tijuca as trilhas são classificadas por diversos níveis de dificuldade, porém todas elas necessitam da presença de um instrutor que indica tudo o que deve ser feito, principalmente no que diz respeito às regras da Floresta, que devem ser obedecidas a todo o instante, pois só assim ela permanecerá conservada nos proporcionando momentos agradáveis e com muita segurança.
Carolina Marques e Carlos Eduardo Lima

0 comentário em “Floresta da Tijuca:conforto, lazer e segurança”