A atual gestão da prefeitura do Rio de Janeiro proporcionou diversas mudanças e uma delas foi a modificação da direção artística do Centro de Referência da Música Carioca Arthur da Távola, o antigo Centro da Música Carioca, que passou a ser dirigido pelo compositor e músico Cláudio Jorge Barros. Bate papo com direto relata suas propostas.
Para Cláudio a antiga direção executou um ótimo trabalho no Centro. E hoje ele pretende dar continuidade aos projetos da gestão do saxofonista, Mário Seve, e focar e novos planos principalmente na criação do novo conceito para o Centro, que é fixar o que realmente é a música carioca. O projeto conta com participação da pesquisadora Rosa Samit, que ajudará na parte de documentação e pesquisa do que se produz e do que já foi produzido no cenário da música carioca.
É válido enfatizar a importância de um dos novos projetos: o “Tim Música na Escola”. O projeto pretende formar uma orquestra com as crianças do Centro. A parceria iniciou em no ano passado e Cláudio vai continuar com a parceria pois acredita que o projeto é fundamental para as crianças das comunidades
Além disso, o diretor destaca também “não há melhor lugar para este projeto acontecer, somos um Centro dedicado a memória, criação, pesquisa e ao ensino de diferentes ritmos brasileiros e contamos com toda uma infra-estrutura para atender e ensinar música a essas crianças.
Outra tarefa para a nova direção são os workshops. Serão indicados músicos que modificam suas técnicas e criam novas técnicas particulares para tocar seus instrumentos. Mais um objetivo é tornar franca a maioria das entradas para exposições, eventos e shows. E aqueles que não possam ter, sejam reduzidos a R$10,00 a entrada inteira e R$5,00 a meia entrada.
Finaliza Cláudio “A meta da minha direção é ampliar a utilização deste espaço maravilhoso, e dar visibilidade ao Centro. Fazer com que todos os moradores do Rio de Janeiro conheçam e usufruam do local”, termina ele.
Confira Bate papo com o novo diretor do Centro de Referência da Música Carioca Arthur da Távola
por Tatiane Vargas e Thaís Genuíno
0 comentário em “Projetos para Centro de Referência da Música Carioca em 2009”