Geral

Em busca do reconhecimento profissional

mosaico31

“Dizem que as mulheres são um sexo frágil, mas que mentira absurda”. Esse verso escrito por Erasmo Carlos tem sentido. As mulheres são fortes, resitentes e batalhadoras. Mas essa constatação vem de muito tempo atrás. No dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque, mulheres protestaram por melhores condições de trabalhos e aumento dos salários, e como retaliação foram mortas dentro da fábrica em que trabalhavam.

Esta tragédia deixou como herança o símbolo da luta feminina em busca de reconhecimento profissional. Mas, com o passar das décadas as mulheres foram alcançando espaço no mercado de trabalho, e hoje em dia desempenham profissões que antes eram realizadas somente por homens, como motoristas de ônibus, de caminhão, eletricistas, mecânicos entre outras ocupações.

Para a química Alessandra Souza o trabalho é uma parte muito importante na vida da mulher, pois a posiciona profissionalmente no mercado de trabalho. “Com o meu emprego me sustento e faço o que quero sem depender do meu marido. Isso há 50 anos atrás era bem difícil de acontecer”, afirma. Casos como o dela comprovam a situação favorável em torno da independência feminina.

E as conquistas obtidas por elas foram muitas ao longo dos anos, pois, conseguiram o direito de votar, fato que era restrito aos homens, além de romper com o paradigma de que existia trabalhos específicos para mulheres e homens. Mas, atualmente a disputa é de igual para igual nas oportunidades de empregos.

Com a consolidação do mercado, o surgimento de novas indústrias, e com as novas tecnologias as mulheres começaram a ocupar um espaço importante na sociedade. Fato este, que faz com que a secretária Sueli Pereira confirme que o emprego é de extrema necessidade para o reconhecimento profissional e também para auto-estima feminina. “O trabalho faz com que eu me sinta útil para mim e para a sociedade”.

Diante disso, neste domingo, dia oito de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data é uma forma de homenagear todas as mães, tias, primas, avós e irmãs deste país. E para a funcionária pública Teresa Serqueira este dia concretiza as muitas barreiras vencidas em torno das causas feministas. “O dia das mulheres é todo o dia, mas a data oito de março reforça a importância delas na sociedade”, enfatiza ela.

 

Aline Batista • 7º período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Em busca do reconhecimento profissional

Deixe um comentário