No Brasil sempre que há um feriado, vemos nos jornais pessoas falando do excesso de feriados no Brasil. Fomos pesquisar o número de feriados daqui fazendo uma comparação com outros países mais desenvolvidos. No nosso país existem treze feriados nacionais. Porém cada Estado tem seus feriados próprios. Exemplo disso é o Rio de Janeiro, onde somam-se três feriados. Totalizando dezesseis durante o ano. Em outros países mais desenvolvidos como a Alemanha, também são treze o número de paralisações nacionais. Em Israel, neste mês de outubro, houve apenas seis dias úteis.
Na opinião do estudante de Direito Rogério Simões, “há um grande número de feriados desnecessários”. Para Paulo Assunção, estudante de História, “os feriados já fazem parte da vida do brasileiro, não tem como evitar”.
O fato é que se para os trabalhadores essas paralisações são sempre bem-vindas, para a economia os números são preocupantes. Exemplo disto é o próximo mês de novembro, quando teremos três feriados: 2 (Finados), 15 (República) e 20 (Zumbi), o impacto será de até 20% em perdas para o comércio.
Mas há o mito de que o Brasil é o país onde menos se trabalha, onde tem muitos feriados, certo? Errado. Na verdade somos uma das nações com menos feriados. Estados Unidos, China e Bélgica, essa última com incríveis vinte feriados são exemplos de países onde os feriados são mais presentes do que aqui.
Segundo o estudante de Economia Otávio Figueira, “o problema não são os feriados, e sim os feriadões, porque muitas vezes quando há um feriado na quinta-feira, emenda-se por todo o fim de semana”.
De fato vimos que o Brasil comparando a outras nações mais poderosas tem até poucos feriados, porém culturalmente, ao contrário de outros lugares, incorporamos os feriadões, transformando um dia de paralisação em dois.
Tendo em vista os próximos feriados de Natal e Ano Novo, os trabalhadores já vão preparando suas viagens, enquanto os economistas fazem os cálculos dos prejuízos vindouros.
Vinicius Badenes – 6° período
0 comentário em “O país dos feriados… Será?”