Sociedade

Samba e comunidade carente de mãos dadas

 O mundo empresarial vê na responsabilidade social uma nova estratégia para aumentar seu lucro e otimizar o seu desenvolvimento de forma eficiente e ética. É cada vez mais importante para as empresas em geral associarem suas marcas às ações sociais. Responsabilidade social, respeito e consciência são valores que tocam mais os consumidores modernos do que valores como confiança, garantia e qualidade.
O projeto sócio-cultural G.R.C.E.S.M. Herdeiros da Vila foi fundado em 23 de Julho de 1988, a partir da associação de um grupo de pessoas com um objetivo em comum: fazer a diferença.
‘Os Herdeiros da Vila’ consiste no desenvolvimento de ações específicas da prática do coletivismo em prol do fortalecimento da cultura, esporte, cidadania e do bem comum com crianças e adolescentes na comunidade do Complexo do Morro dos Macacos, Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro, sua área de abrangência.”Hoje a escola se encontra em uma nova fase, uma fase de renovação e reestruturação, e para isso mais uma vez nossa escola mãe, o Grêmio Recreativo de Escola de Samba Unidos de Vila Isabel vem para somar como nosso principal parceiro, nos cedendo espaço para ensaiarmos todas as crianças da comunidade e montarmos a nossa sede”, comentou Jair Silva, 44 anos, coordenador assistente do projeto e educador.
“Na época em que vivemos, estamos cada vez mais sendo levados a perceber que precisamos desses braços da sociedade para içar cargas com a convicção de que a consciência solidária é uma solução que tem como ponto de partida a ação das bases comunitárias”, afirma Maria Auxiliadora, 26 anos, ex-aluna e educadora.
O mundo globalizado sofre conseqüências econômicas e sociais semelhantes às que ocorreram no século XIX, com a Revolução Industrial. Desemprego, desnível social, má distribuição de renda são velhos conhecidos batendo na porta de um número cada vez maior de pessoas e criando gerações de seres humanos marginalizados. O que se vê surgir hoje em dia é a consciência solidária que parte da sociedade.

por Jeferson Rodrigues • 6º período • Jornalismo Digital

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Samba e comunidade carente de mãos dadas

Deixe um comentário