Comunicação

Jornalismo online: interatividade, multimidialidade e simplicidade de estilo

Cartas enviadas pelos correios que antes levavam dias para chegar às mãos de um editor, agora levam apenas segundos até a caixa de entrada de um email. A relação jornalista e leitor ganhou proximidade e, além disso, é possível ler a notícia, comentar, participar de enquetes, ouvir música e assistir vídeos numa mesma página. É o advento da Internet trazendo interatividade, multimidialidade e simplicidade de estilo.

 

Em vez de comprar o jornal na banca, o estudante de Comunicação Social Marcelo Nogueira, 25, prefere ficar informado através dos jornais online. “Eles são mais dinâmicos. Além disso, a pessoa pode voltar a ler a notícia do dia anterior porque existem vários links no mesmo texto que fazem ligações com as últimas notícias”, diz Marcelo. Para o estudante, com uma simples busca pode-se ver outras matérias relacionadas ao assunto lido.

 

A jornalista Polyanna Spínola Dias, 27, diz que ainda hoje algumas mídias online são

quase que uma reprodução do jornal impresso, só que disponível em seus respectivos sites. No entanto, o crescente número de leitores na Internet provocou mudanças significativas nessa estrutura de matéria jornalística.

 

Polyanna acredita que, para prender a atenção do leitor é preciso escrever de forma simples, concisa e evitar períodos longos, mas passando todas as informações necessárias. “O jeito é ser criativo e apostar num bom texto, muito bem escrito, sem ser cansativo”, diz a jornalista, já acostumada a escrever para a mídia digital.

 

Embora a quantidade de informações disponíveis para o público na Internet seja ampla, a interatividade vem acontecendo não somente por parte da própria iniciativa do usuário. Através dos informativos eletrônicos ou newsletters, o internauta é bombardeado diariamente por notícias relacionadas à sua área de interesse na caixa de entrada de seu email. Além disso, com os emails, fóruns, chats e newsletters, o leitor tem feito parte do processo jornalístico, quebrando o tradicional modelo de leitor passivo, uma vez que foi dado a ele o poder de opinar e comentar.

 

Recentes pesquisas demonstram que os usuários de Internet tendem muito mais a passar por um site do que parar e ler as informações nele contidas. Dessa forma, além de um texto bem escrito, as ferramentas disponibilizadas pela Internet como os fóruns de perguntas, ilustrações animadas e áudios ou vídeos com entrevistas também servem como recursos para o jornalista despertar o interesse dos leitores.

 

Apesar do uso de hyperlinks ser um recurso muito válido e um dos grandes diferenciais do jornalismo online, Polyanna Spínola afirma que é preciso tomar cuidado com o excesso deles numa notícia. “Como um link puxa para outro, a verdade é que acabamos fazendo uma grande viagem pelo mundo da informação e, nem sempre, elas são necessárias”, conclui a jornalista.

 

Verônica Garcia – 6º período – Jornalismo Digital – 03/12/2008

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Jornalismo online: interatividade, multimidialidade e simplicidade de estilo

Deixe um comentário