Comunicação

Mercado digital da música

digital1

Desde que foi criado em 2003, o iTunes, mercado digital de música e álbuns, só cresce. Em dezembro de 2007 as vendas de álbuns chegaram a marca de 4 milhões, sendo que a venda de músicas a vulso chegou a 68 milhões. Já em dezembro esse número passou para 5 e 83 milhões, respectivamente.
Mesmo com a crise do mercado financeiro que o mundo passa, o crescimento ainda é esperado. O que mantém essa resistência é o crescimento do número de consumidores que aderiram ao mercado, não ao número de compras individuais. “Mesmo assim a pressão da crise vai manter as gravadoras acoadas em relação aos grandes investimentos” afirma o analista Mike McGuire. “Mas o mercado digital entra como a primeira opção, ao invés de ter que ir às lojas comprar um disco à moda antiga. Pagar 10 dólares por iTunes ou pela Amazon é mais viável, se levarmos em conta o custo-benefício” acrescenta.
As notícias ainda são boas. O crescimento do mercado digital tem alavancado o consumo em geral e a compra pela internet cresce a cada ano. Nos EUA, o mercado da música cresceu cerca de 10% segundo a NPD Ground. Porém, a grande preocupação está na venda de iPods. Está prevista uma queda de 15%  nas vendas de aparelhos originais e cerca de 22% de queda na venda de aparelhos genéricos.

Por Marcelo Araújo • 6º período • Jornalismo Digital
Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Mercado digital da música

Deixe um comentário