Desde que foi criado em 2003, o iTunes, mercado digital de música e álbuns, só cresce. Em dezembro de 2007 as vendas de álbuns chegaram a marca de 4 milhões, sendo que a venda de músicas a vulso chegou a 68 milhões. Já em dezembro esse número passou para 5 e 83 milhões, respectivamente.
Mesmo com a crise do mercado financeiro que o mundo passa, o crescimento ainda é esperado. O que mantém essa resistência é o crescimento do número de consumidores que aderiram ao mercado, não ao número de compras individuais. “Mesmo assim a pressão da crise vai manter as gravadoras acoadas em relação aos grandes investimentos” afirma o analista Mike McGuire. “Mas o mercado digital entra como a primeira opção, ao invés de ter que ir às lojas comprar um disco à moda antiga. Pagar 10 dólares por iTunes ou pela Amazon é mais viável, se levarmos em conta o custo-benefício” acrescenta.
As notícias ainda são boas. O crescimento do mercado digital tem alavancado o consumo em geral e a compra pela internet cresce a cada ano. Nos EUA, o mercado da música cresceu cerca de 10% segundo a NPD Ground. Porém, a grande preocupação está na venda de iPods. Está prevista uma queda de 15% nas vendas de aparelhos originais e cerca de 22% de queda na venda de aparelhos genéricos.
Mercado digital da música
Por Marcelo Araújo • 6º período • Jornalismo Digital

0 comentário em “Mercado digital da música”