Quando a fala e a audição vão bem, fica difícil lembrar de que existe um profissional especializado no cuidado destes sentidos. Mas o mês de dezembro traz um motivo a mais para lembrarmos dos fonoaudiólogos, já que o dia 9 é dedicado a eles.
Para mostrar um pouco do trabalho destes profissionais, a ex-presidente e atual conselheira do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio (CRFa1), Dra. Nise Mary Cardoso, fala sobre uma doença pouco conhecida pela população, no qual o trabalho do fonoaudiólogo faz a diferença: a afasia.
AgênciaUva: O que é afasia?
Dra. Nise Mary: É uma incapacidade motora ou/e sensorial que impede o desenvolvimento da fala corretamente.
AgênciaUva: Qual a diferença entre a dificuldade motora e a sensorial?
Dra. Nise Mary: No caso motor, o paciente pensa nas palavras, mas não consegue pronunciá-las. Já no sensorial, ele consegue articular a palavra, mas não tem ordenação de pensamento. Pode haver casos em que o paciente desenvolva os dois distúrbios.
AgênciaUva: Como diagnosticar a doença?
Dra. Nise Mary: É identificado por uma série de exames, ma não é tão simples, pois a afasia pode ser confundida com outras doenças.
AgênciaUva: Como alguém pode desenvolver esse distúrbio?
Dra. Nise Mary: Geralmente, conseqüente de uma lesão neurológica.
AgênciaUva: Como é o tratamento?
Dra. Nise Mary: O tratamento pode associar outras patologias, por isso além da Fonoaudiologia pode envolver o apoio cirúrgico.
AgênciaUva: O que pode contribuir para uma melhora significativa do paciente?
Dra. Nise Mary: Com o tratamento a logo prazo a lesão tende a reduzir, mas a auto-estima e motivação do paciente, somado ao apoio familiar são muito importantes para estimular a melhora.
Carla Delecrode – 6º Período – Jornalismo Digital
0 comentário em “O que é afasia?”