Sociedade

O caos na Zona Norte

 

A rua Conde Itaguaí, na Tijuca é uma travessia residencial, que liga a rua Antônio Basílio à Conde de Bonfim. O baixo movimento indica que é apenas utilizada por quem mora na região e nada mais. A descrição parece ser de um lugar tranqüilo, mas moradores reclamam da falta de iluminação, vazamento de esgoto e insegurança.

Em menos de duas semanas, dois carros foram abandonados por bandidos que utilizaram a rua para fugirem, levando outros veículos. E na última ocasião levando inclusive outro veículo que estava estacionado nas redondezas. “O carro parou ali – na entrada da rua – e os caras saltaram, roubaram um táxi e fugiram levando um terceiro carro. Quando a polícia chegou, quase uma hora e meia depois, já não havia mais nenhum vestígio dos assaltantes”, reclama o morador César Augusto.

O 6º batalhão da Polícia Militar, responsável pela cobertura desta área, informou que a ronda é feita constantemente. O segurança José Aquino discorda. “Desde a hora que você apareceu aqui, viu alguma viatura? Eu já tô aqui desde às 8 da noite e até agora nada”.  (a entrevista foi feita às dez e meia da noite)
A baixa iluminação é um outro fator que agrava a insegurança e os moradores pedem a Rio Luz que melhore os postes neste trecho. Embora todos estejam funcionado a visibilidade durante a noite é muito pequena, devido ao grande número de árvores que bloqueiam as luzes. A Fundação Parques e Jardins, responsável pela poda das árvores, já esteve presente nos arredores do local este ano, fazendo o regular corte no excesso de galhos e folhas.

Além desses graves problemas, o mal cheiro é outro problema. “O esgoto vaza constantemente, tem até mancha de papel higiênico no asfalto. Nem parece que a gente paga os impostos”, indaga a aposentada Rosa Regina de 63 anos.

A realidade é que em dias de muita chuva, ou muito frio, os bueiros transbordam em dois pontos da via, dificultando a passagem de pedestres e exalando um mal cheiro constante. A Cedae regulariza a situação, mas até isso acontecer o esgoto já chegou a ficar vazando por sete dias seguidos ou até mais.
Essas são algumas mazelas vistas por quem mora em um bairro movimentado como a Tijuca e tantos outros do Grande Rio. O mais importante é denunciar aos órgãos responsáveis qualquer situação semelhante.

A cidade agradece!
 
Ricardo Almada • 6º período • Jornalismo Digital

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “O caos na Zona Norte

Deixe um comentário