Dia 16 de Janeiro. Ano de 1888. João Batista Viana Drumonnd, fundador do bairro de Vila Isabel, que se originou de terras da Fazenda dos Macacos que foram divididas, urbanizadas e construídas, tendo como modelo os bairros franceses, inaugurou o primeiro Jardim Zoológico na Rua Visconde de Santa Isabel. Barão de Drumonnd teve essa idéia, pois gostava de animais, sua residência tinha várias espécies. Resolve expor bichos, já que tinha autorização para importação, criando essa novidade para a sociedade.
O Zoológico, também conhecido como Zôo, é uma área verde extensa, com lagos, riachos, jardim e variada coleção de animais selvagens mantidos vivos em cativeiros ou em semi-liberdade que podem eram exibidos ao público Com o passar dos anos os problemas financeiros começaram a oferecer dificuldades para manutenção dos animais e jardins do considerado o Zôo mais antigo do Brasil.
Hoje a grande área verde localizada na Rua Visconde de Santa Isabel, conhecida como antigo Jardim Zoológico, tornou-se um lugar violento e esquecido pela sociedade. Como relata o morador Antônio Carlos Silva Nunes, de 29 anos, residente na Rua Visconde de Santa Isabel: “Atualmente o Parque do Trovador é freqüentado pela comunidade da redondeza para jogar bola na quadras de society e de salão, e é usado também para o pessoal usar drogas. No meio do verde e dos lagos existem obras inacabadas. É um lugar abandonado de verdade”.
A realidade do antigo Zoológico foi modificada da década de 40 até hoje. O local que antes era usado para o divertimento da população hoje não é mais. A moradora Ana Lúcia, de 45 anos, todo dia de manhã caminha no parque, aproveita entre 8hs e 10hs que é uma hora movimentada, para fazer seu exercício, mas ela confessa: “Tenho medo. Sempre fico sabendo de casos que acontecem como assaltos, pessoas drogadas andando pelo parque, então quando vou andar nem levo nada e fico sempre bem atenta. Caminhar aqui na parte da tarde ou de noite, eu não aconselho porque é bem perigoso”. E essa é a história com início, meio e fim do primeiro Zôo do Rio de Janeiro.
Confira mais detalhes dessa história no site: http://www.girafamania.com.br/introducao/zoo_rio.htm
Thaís Genuíno
6º Período Jornalismo
0 comentário em “O antigo Zoológico ontem e hoje”