Os estudantes de Comunicação Social atualmente contam com um leque de opções para escolher. Se antes, ser jornalista era sinônimo de ficar em uma redação de jornal, revista ou TV, hoje estes profissionais estão presentes nos mais diversos segmentos.
Ao fim da Ditadura Militar e com a criação do CDC (Código de Defesa do Consumidor), as empresas foram ‘obrigadas’ a criar canais de comunicação para atender a demanda de seus consumidores. Para pleno funcionamento destes canais, o jornalista tem à sua frente um grande desafio e um terreno fértil para desenvolver estratégias para uma excelência em comunicação.
Dentre elas, uma área em ascensão é a Comunicação Interna (ou Comunicação Empresarial) em grandes organizações. Este setor, também chamado de Endocomunicação, é o responsável pelas interações, trocas, os relacionamentos e a divulgação aos funcionários de tudo que acontece na empresa ou instituição. É responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma vertical, da direção para os níveis subordinados; e horizontal, entre os empregados de mesmo nível de subordinação. Ela é até mesmo responsável pelo sucesso ou fracasso de eventos.
“Trabalho como fornecedora de Assistência Médica em uma grande empresa nacional. É incrível como se a Comunicação não caminha junto com as outras áreas e filiais da empresa, nada dá certo. Em um mesmo evento que participei, nas unidades em que as estratégias da comunicação não foram bem elaboradas e organizadas, o evento foi um caos. Nem mesmo o público-alvo, os funcionários, foram avisados do evento”, diz a consultora Ana Maiat.
A participação ativa, capacidade de comunicar, criatividade dos comunicadores é que fazem a diferença e assim conseguem driblar qualquer obstáculo. Assim como as Assessorias de Imprensa devem tratar da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa, a Endocomunicação deverá tratar da gestão do relacionamento dentro da empresa. “Fico muito encantada com aqueles que conseguem com uma informação aqui e outra ali, transformar poucas palavras em grande sucesso”, acrescenta Ana.
Por Aline Vassali
Jornalismo – 6º Período
0 comentário em “Desafios de uma boa comunicação”