Saúde

Pânico: a síndrome da angústia

Síndrome do pânico

Diferentemente do que algumas pessoas pensam, a síndrome do pânico é um grave problema de saúde que merece a atenção da família e um tratamento específico. Esse distúrbio se diferencia da depressão por desencadear crises de pânico sem nenhum motivo aparente.

Segundo o Ministério da Saúde, as mulheres são o alvo principal e as pessoas mais atingidas são aquelas entre 20 e 40 anos de idade que estão no auge de suas vidas profissionais e que se sobrecarregam de tarefas. Os principais sintomas dessa doença são: sudorese abundante, ataque cardíaco, medo, isolamento do mundo, amnésia rápida, sono excessivo e falta de apetite.

Existe cura

Especialistas na área afirmam que existe cura, mas o tempo para se alcançá-la depende de cada paciente. No início, fica difícil identificar o problema, pois ele se confunde com outras doenças. Exatamente por isso, o paciente passa por diversos especialistas até conseguir diagnosticar o caso e chegar ao psiquiatra que ainda é o melhor médico para tratar o transtorno.

“Eu me sinto uma inútil. Todo meu corpo treme, choro muito e prefiro ficar em casa sozinha a sair. Até hoje faço tratamento com o psiquiatra”, relata Leonídia Gitahy, 47 anos, diagnosticada com o transtorno desde 2004.

É imprescindível que o indivíduo com esse mal entenda seu problema e encontre amparo na família. Afinal, uma aliança-terapêutica com o médico e familiares, é muito importante para que, juntos, superem as adversidades que existirão e encontrem um equilíbrio pessoal para o paciente.

Sincer Ramalho • 5º período • Jornalismo Digital

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Pânico: a síndrome da angústia

Deixe um comentário