Estudar a relação dos alunos com a internet e dialogar sobre os projetos de meios de Comunicação na Web. Esses foram alguns dos objetivos do Grupo de Trabalho (GT) sobre Jornalismo Online, que fez ocorreu dia 8 de novembro, na Universidade Veiga de Almeida durante o IV Encontro Rio-Espírito Santo de Professores de Jornalismo. No qual houve a apresentação de trabalhos de professores da UVA, da PUC e UFRJ.
O primeiro a ter a palavra foi o professor Gabriel Collares que mostrou as possibilidades do Twitter como ferramenta para o exercício das mídias comunitárias e também para a prática da docência. “É um instrumento muito interessante, incentiva a sintaxe, e um grande diferencial é que pode ser feito pelo celular”, fala Collares durante seu discurso.
Em seguida foi a vez da jornalista Érica Ribeiro que falou sobre a AgênciaUVA, uma agência experimental para que os alunos pudessem aprender sobre comunicação na internet. Contando um pouco da história da empresa, Érica mostrou as mudanças pelo qual o site passou e os motivos para que eles ocorressem. “Para formar um bom profissional é preciso saber um pouco de tudo, e eu acho que a AgênciaUVA ajudam muito nisso”, explica.
Logo depois a professora Mônica Miranda contou um pouco sobre a Tv UVA, uma web tv na qual os alunos de Comunicação Social da Veiga podem realizar programas sobre diversos assuntos, além daqueles relacionados aos cursos da universidade, como História e Letras. “Um dos diferencias que a tv digital tem é que ela não fica focada no curso de Comunicação Social, e eu acredito que isso é muito bacana”, contou Mônica.
Já o foco do Portal PUC-Rio Digital é um pouco diferente. Mesmo tendo matérias de vários temas, o que a difere é o fato de possuir conteúdos complementares, no qual um assunto possui texto, áudio e vídeo. “É uma ótima experiência ter esses três tipos de comunicação no site”, comenta o professor Alexandre Carauta, um dos responsáveis pelo portal, que mesmo criado a pouco tempo (abril deste ano), já possui 3100 conteúdos.
Bruno Figueiredo • 6º período
0 comentário em “A relação entre Jornalismo Digital e a Educação”