Geral

A preocupação dos Professores pelo nível educacional

Sérgio Murilo de Andrade - do presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)

A valorização, o aprimoramento e a integração dos professores jornalistas por meio do debate de temas da atualidade e a troca de experiências acadêmicas. Com essa meta foi realizado, no dia 8 de novembro, na Universidade Veiga de Almeida, o IV Encontro Rio-Espírito Santo de Professores de Jornalismo, que teve a presença de mais de 20 profissionais da área.

Na parte da manhã, teve a abertura com a participação da secretária geral do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) Carmem Pereira, do presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) Sérgio Murilo de Andrade e da presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro Suzana Blass. Sendo que logo depois houve palestras sobre a memória da Comunicação e o Futuro do Ensino no Jornalismo.

O público durante a abertura do evento

Logo no começo do evento, Suzana falou sobre a história do encontro, que nos últimos anos foi alternando o local entre Rio de Janeiro e Espírito Santo e agora é realizado na Veiga de Almeida. Na sua vez, Carmem contou um pouco sobre o Fórum, que começou com um grupo de professores preocupados com o ensino jornalístico. “É necessário mudar a grade curricular, para que os alunos aprendam que todo o profissional precisa ter uma boa pesquisa na redação”, complementou a professora.
 
Depois do discurso de Carmem o presidente da FENAJ comentou sobre um assunto que está em alta na sociedade jornalística: a obrigatoriedade do diploma. Falando um pouco sobre o novo livro editado pela FENAC, ‘Formação Superior em Jornalismo: uma exigência que interessa à sociedade’, Sérgio falou sobre a situação em que o diploma está e o quanto que a população tem o direito à informação de qualidade, ética, democrática. “E agora que as escolas, os estudantes e a população acordaram para esse assunto, é realmente necessário nos mobilizarmos para essa disputa da regulamentação”, enfatizou Murilo.

Após a abertura, foi realizado, na parte da tarde, os quatro grupos de trabalho em que os professores foram divididos de acordo com os trabalhos que seriam apresentados. Os quatro GTs eram divididos em Jornalismo online, Extensão e Pesquisa, Assessoria e Impressos e Pedagogia. Que focavam, respectivamente, a internet e a relação que o aluno possui com o online; os processos de montagem das monografias e nos projetos de inclusão no mercado de trabalho; mapear, analisar e discutir o ensino de Assessoria de Comunicação nos cursos; e projetos pedagógicos e metodologias de ensino no campo da Comunicação Social.

Bruno Figueiredo • 6º período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “A preocupação dos Professores pelo nível educacional

Deixe um comentário