Geral

Programas humorísticos e Internet em debate no IETV

O Instituto de Estudos em Televisão realizou na quarta-feira, 5 de novembro, no auditório do Oi Futuro, o debate Linguagem e Experimentação – Transgressão e renovação: as novas formas de humor na TV brasileira. O tema foi discutido pelos apresentadores Marcelo Tas, acompanhado do diretor do programa CQC Diego Barredo, Marcelo Adnet, com a diretora da MTV Raquel Afonso e Sabrina Sato.

Para exemplificar o humor da emissora em que trabalha, Raquel mostrou vídeo de quatro programas que fizeram e fazem sucesso entre os telespectadores: Teleguiado, Gordo a Go-go, Piores Clipes do Mundo e Hermes e Renato. A diretora da MTV contou que para conseguir novos talentos para a programação, eles contam com a ajuda da audiência, de vídeos recebidos pela Internet e de buscas em sites como o You Tube.

Marcelo Tas explicou que o humor dos programas exibidos, e o de programas como o Custe o Que Custar, é um humor de experimentação, não subestima a inteligência do telespectador, e é por conta disso que eles conquistam a audiência. “A TV não acredita no espectador, ela entrega menos do que ele quer ver. Nós temos que fazer coisas arriscadas, inesperadas”, disse.

Única representante do humor feminino, Sabrina Sato defendeu a classe dizendo que o mito de que a mulher só entra numa piada para estragá-la é falho. Segundo ela, todos os programas humorísticos da televisão são engraçados e não são concorrentes entre si, já que cada um passa num dia.

O apresentador do programa 15 Minutos, Marcelo Adnet, explicou que o formato do programa, com apenas 15 minutos de duração, deu certo por causa do humor simples do dia-a-dia e da exposição virtual. Para ele, a televisão deve apostar nessa nova forma de apresentar o conteúdo.

Raquel Afonso concordou com Adnet e ressaltou que a Internet é o primeiro lugar onde eles testam novos programas e que a MTV tira muitas idéias de lá. Segundo a gerente de programação da MTV Brasil, quem quiser entrar na emissora agora só enviando trabalho pela web. “É o tempo da Internet. Não tem Globo, não tem SBT, não tem Record, o You Tube agora é a concorrência das emissoras”, disse.

Ana Paula Lobato • 8° período
Foto: Patricia Haddad

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

3 comentários em “Programas humorísticos e Internet em debate no IETV

  1. Avatar de RonaldLI

    Спасибо за текст! Очень понравилось

  2. Avatar de Ingrid

    Nossa…que novidade !! Comentários em russo =)
    Queria ter ido…só para ver o Marcelo Adnet..hahaha
    Fã tem disso!

  3. Avatar de panico-na-tv

    muito legal este post, eh a primeira vez que visito seu site.
    Mais a partir de hoje esta nos meus favoritos!

Deixe um comentário