Cultura

Noviça Rebelde é sucesso de público

A Noviça Rebelde

O musical A Noviça Rebelde, em cartaz desde 22 de maio, deste ano, no teatro Oi Casa Grande, no Leblon, continua com sessões lotadas. A temporada com data indeterminada para acabar tem inspiração no texto teatral norte-americano, elaborado no ano de 1959, no qual a atriz Mary Martin fazia o papel de protagonista.

O espetáculo, diferente do filme e da peça de 1959 tem uma abordagem focada na ética e na política, mostrando o patriotismo, as falcatruas por trás de todo interesse político e suas possíveis conseqüências, porém, não deixando de lado o romantismo e as questões relacionadas à família. Tanto o texto norte-americano quanto o tão conhecido filme são inspirados no best-seller The Sound of Music (O Som da Música) de Maria Von Trapp, protagonista da história, no qual conta sua trajetória pessoal e a da família, tendo como pano de fundo o clima de guerra e o rígido sistema militar austríaco.

A adaptação brasileira do musical A Noviça Rebelde assinada por Charles Möeller e Cláudio Botelho é inédita, tem cerca de três horas de duração e mais de 100 pessoas envolvidas, entre produtores e atores. Os textos da peça sofreram pequenas modificações e receberam regionalismos, que os adaptaram a modernidade. Com cenários e figurinos únicos e detalhistas, recriando até mesmo as mudanças de tempo e luminosidade, o espetáculo encanta o espectador e passa a sensação de realismo, como se todos participassem daquele momento da história. Outro aspecto que chama a atenção é o fato de todos os números musicais descritos originalmente no livro, incluindo algumas canções que não foram representadas no filme, estarem presentes no musical.

Maria da Graça Martins de 61 anos, que assistiu ao espetáculo no último dia 12, conta sua experiência: “Para mim, que assisti ao filme e li o livro, o musical foi fantástico. Muito completo e com cenários deslumbrantes, me senti participando da história”, comenta. “Os personagens, a caracterização e a atmosfera do teatro também contribuíram muito para que eu me sentisse tão ligada à história”, completa.

O teatro Oi Casa Grande tem capacidade máxima de 927 pessoas, possui elevador, café, segurança e uma equipe de brigadistas de plantão durante suas sessões. O espaço tem ainda uma área de exposições que fica aberta ao público, o denominado Oi Futuro Experience, onde o público pode interagir com peças artísticas através de tecnologia multimídia. As sessões de A Noviça Rebelde ocorrem quarta, quinta e sexta às 20h30 e aos sábados e domingos às 16h e às 20h30, com ingressos variando de R$60,00 a R$150,00 reais. Para mais informações acesse o site http://oicasagrande.oi.com.br/.

Para quem já foi, vale a pena ir de novo, a cada nova sessão, novos detalhes e ensinamentos são adquiridos com a história. Para quem ainda não assistiu a versão brasileira do musical, prepare-se para cantar, dançar e se emocionar com a história dessa família que conquista os palcos, as telas, os corações e as platéias por onde passa.

Ana Beatriz Martins (aqmartins@gmail.com) 6º Período Jornalismo Digital

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Noviça Rebelde é sucesso de público

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s