A cada dia as mulheres conquistam mais espaço no mercado de trabalho, desempenhando atividades antes só realizadas pelos homens, porém mesmo com todo avanço feminino elas não deixaram de lado as tarefas domésticas, tendo assim uma dupla jornada de trabalho. Segundo recente pesquisa do Instituto de Pesquisa econômica aplicada (IPEA), quase 90% das mulheres que trabalham fora de casa também se dedicam aos afazeres domésticos.
A pesquisa mostrou ainda que as mulheres gastam cerca de 22,2 horas semanais com os cuidados com a casa, contra apenas 9,6 horas dos homens, entre os que trabalham, apenas 50,4% disseram que participam do serviço doméstico com freqüência. Pedro Vicente, 44 anos, advogado, casado, é um exemplo disso, ele quase não participa dos serviços domésticos. “Eu tenho uma vida bastante agitada, chego em casa muito cansado e raramente estou disposto a ajudar, minha esposa vive reclamando disso”, declarou.
A operadora de caixa, Lea Gomes, de 32 anos, casada, confirma o que a pesquisa revelou: “depois de trabalhar 8 horas por dia, chego em casa e faço o jantar, lavo roupas e arrumo a casa, é assim quase todos os dias, meu esposo só costuma me ajudar nos fins de semana. Isso mostra, segundo o IPEA, que apesar de estarem conquistando cada vez mais espaço em novos papéis sócias as mulheres ainda são responsáveis pelo trabalho em casa.
Angela Rotella. 6° período. Jornalismo Digital
0 comentário em “A dupla jornada feminina”