Saúde

A Medicina do Trabalho

A AgenciaUVA foi até a Record S.A. para falar com o Dr. Milton Werner de Barros, Médico do Trablho, sobre a função desse setor em uma empresa, e como a saúde dos funcionário influencia sua produção:
 
Reporter: Qual a importância da Medicina do Trabalho em uma organização?
 
Dr. Milton: Basicamente nós preenchemos uma lacuna que o Estado deixa no monitoramento da saúda de cada cidadão. Quando uma pessoa é contratada, tem que fazer uma série de exames, que são os admissionais. Estes vão dizer como está a saúde do funcionário e se ele está apto para a função. Os exames periódicos acompanham por toda a permanecia do funcionário na empresa. E os demissionais cuidam para que o funcionário não saia da empresa com algum dano a saúde, além de previnir a empresa contra fraudes.
Mas o importante é que através de todos esses exames a pessoa fica sabendo à quantas anda sua saúde, e se previne de problemas mais sérios. Essa atenção a saúde, que eu disse que deveria ser função do Estado.
 
Reporter: Qual a ocorrência mais comum nos postos de saúde dentro das empresas?
 
Dr. Milton: O mais comum são os casos relacionados ao “stress”, como enchaquecas, oscilações do nível de pressão arterial, etc. Os problemas Osteoarticulares, como torções e pancadas mais fortes são bem comuns também.
 
Reporter: Qual o caso mais curioso que você já antendeu?
 
Dr. Milton: Bem, nos meus 23 anos de carreira já vi muita coisa estranha. Teve uma moça que me trouxe dois macacos, que estavam um pouco desidratados e eu tive que fazer um atendimento veterionário no final das contas. Outro bem curioso foi uma mulher que chegou com as mãos machucas. Na noite anterior, ela estava roubando bueiros na comunidade onde ela morava e quando a polícia chegou ela teve que sair correndo e alguém que estava com ela deixou cair nas mãos dela. Estava meio arranhado e teve uma lesão óssea leve.
 
Reporter: E como o seu setor cuida da saúde dos funcionários?
 
Dr. Milton: Além dos exames, existem as CIPAS, que é o setor responsável pela segurança no trabalho. Eles cuidam para que problemas como o uso dos EPIs (materiais de segurança como máscaras, botas e capacetes) estejam sempre presente diariamente na jornada de trabalho dos funcionários, sempre em bom estado. Eles também dão a relação de causa e efeito do trabalho na saúde do funcionário.

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “A Medicina do Trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s