Saúde

Saúde Bucal: muito além de um belo sorriso

Doenças bucais atingem muitas pessoas, desde crianças a idosos. Cárie, gengivite, tártaro e mau hálito poderiam ser evitados com hábitos simples. Melhor do que exibir apenas um sorriso bonito é manter a boca e corpo saudáveis.

Ir ao dentista causa pavor em muitos brasileiros, mas porque, na maioria das vezes, procuram os consultórios quando a situação já está bem agravada e a dor não dá para ser evitada. Em nosso dia-a-dia não damos a devida importância à higiene bucal: escovar os dentes e passar fio dental após a ingestão de alimentos, o que evita a maioria das doenças bucais. Visita periódica ao dentista também é muito importante para a prevenção e diagnóstico precoce, já que complicações bucais podem causar, por exemplo, doenças sistêmicas, dores em diversas partes do corpo e queda no desempenho e concentração de atletas.

Não é do conhecimento de boa parcela da população, mas dependendo da gravidade da situação, as bactérias presentes em infecções na boca, quando atingem a corrente sanguínea, podem se alojar no coração, fígado, pulmão e até mesmo no cérebro, podendo levar a morte.

A importância é tanta que a OdontoPrev, maior operadora de planos odontológicos do país, possui um departamento exclusivamente direcionado para Saúde Bucal. Como é focada em odontologia, a operadora e seu departamento de Promoção de Saúde promovem eventos, palestras e outras atividades voltadas para a prevenção, esclarecimento e orientação de seus associados.

Portanto o cuidado com a saúde deve começar desde a infância. Mães devem fazer a higienização bucal dos bebês antes mesmo de nascerem seus primeiros dentes, limpando sua boca e gengiva com uma gaze ou toalha umedecida. Compartilhar talheres e copos, e beijar as crianças na boca lhes transmite bactérias bucais, até mesmo cáries. A higiene bucal deve permanecer durante toda a infância, adolescência, fase adulta e idosa, deste modo durante toda a vida.

A boca não serve apenas para falar, comer, sorrir e beijar. Diariamente pesquisas são divulgadas quanto à importância da saúde bucal. Atualmente os tratamentos odontológicos não são apenas estéticos, e envolvem a melhora funcional e emocional do paciente. A boca é nossa porta para a vida e é de fundamental importância darmos a atenção que ela merece.

 

Por Aline Vassali, 6o período, Jornalismo

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

3 comentários em “Saúde Bucal: muito além de um belo sorriso

  1. Parabéns Aline,
    Gostei muito do li, agora estou mais esperta quanto a higiêne bucal.
    Bjs

  2. Jocimar Ribeiro "JÔ"

    Excelente
    Estou levando esta sabia matéria para seu primo “T” pois em alguns instantes o mesmo ainda não percebeu a gravidade da ausência de higiene bucal. (Apesar de nossos cuidados principalmente de sua Tia), porém sabemos que é coisa da idade.
    Se possível numa próxima palestra na ODONTOPREV, faça um convite ao jovem.
    Parabéns, Sucesso e continue nos comunicando sempre s/ seus talentos.
    Abraços
    Tio Jô

  3. Alexandre F de Oliveira

    Aline estudando jornalismo ? Essa menina é mesmo uma artista…
    Muito bom … teu chefe precisava também ler isso.
    Sucesso.
    Alexandre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s