Doenças bucais atingem muitas pessoas, desde crianças a idosos. Cárie, gengivite, tártaro e mau hálito poderiam ser evitados com hábitos simples. Melhor do que exibir apenas um sorriso bonito é manter a boca e corpo saudáveis.
Ir ao dentista causa pavor em muitos brasileiros, mas porque, na maioria das vezes, procuram os consultórios quando a situação já está bem agravada e a dor não dá para ser evitada. Em nosso dia-a-dia não damos a devida importância à higiene bucal: escovar os dentes e passar fio dental após a ingestão de alimentos, o que evita a maioria das doenças bucais. Visita periódica ao dentista também é muito importante para a prevenção e diagnóstico precoce, já que complicações bucais podem causar, por exemplo, doenças sistêmicas, dores em diversas partes do corpo e queda no desempenho e concentração de atletas.
Não é do conhecimento de boa parcela da população, mas dependendo da gravidade da situação, as bactérias presentes em infecções na boca, quando atingem a corrente sanguínea, podem se alojar no coração, fígado, pulmão e até mesmo no cérebro, podendo levar a morte.
A importância é tanta que a OdontoPrev, maior operadora de planos odontológicos do país, possui um departamento exclusivamente direcionado para Saúde Bucal. Como é focada em odontologia, a operadora e seu departamento de Promoção de Saúde promovem eventos, palestras e outras atividades voltadas para a prevenção, esclarecimento e orientação de seus associados.
Portanto o cuidado com a saúde deve começar desde a infância. Mães devem fazer a higienização bucal dos bebês antes mesmo de nascerem seus primeiros dentes, limpando sua boca e gengiva com uma gaze ou toalha umedecida. Compartilhar talheres e copos, e beijar as crianças na boca lhes transmite bactérias bucais, até mesmo cáries. A higiene bucal deve permanecer durante toda a infância, adolescência, fase adulta e idosa, deste modo durante toda a vida.
A boca não serve apenas para falar, comer, sorrir e beijar. Diariamente pesquisas são divulgadas quanto à importância da saúde bucal. Atualmente os tratamentos odontológicos não são apenas estéticos, e envolvem a melhora funcional e emocional do paciente. A boca é nossa porta para a vida e é de fundamental importância darmos a atenção que ela merece.
Por Aline Vassali, 6o período, Jornalismo
Parabéns Aline,
Gostei muito do li, agora estou mais esperta quanto a higiêne bucal.
Bjs
Excelente
Estou levando esta sabia matéria para seu primo “T” pois em alguns instantes o mesmo ainda não percebeu a gravidade da ausência de higiene bucal. (Apesar de nossos cuidados principalmente de sua Tia), porém sabemos que é coisa da idade.
Se possível numa próxima palestra na ODONTOPREV, faça um convite ao jovem.
Parabéns, Sucesso e continue nos comunicando sempre s/ seus talentos.
Abraços
Tio Jô
Aline estudando jornalismo ? Essa menina é mesmo uma artista…
Muito bom … teu chefe precisava também ler isso.
Sucesso.
Alexandre.